Logo -
sombra

Ciclo 2017 tem novidades nos regulamentos

05 DE OUTUBRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 13 DE OUTUBRO DE 2016 | Redator: Redação ABCCC

Como é característico de todo o começo de um novo ciclo, os regulamentos das provas oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foram modificados. Após a avaliação da temporada 2015/2016, novas regras foram estabelecidas para a 2016/2017. A prática tem por propósito qualificar as competições e beneficiar criadores e competidores.


 


As alterações – dispostas a seguir – somente foram aprovadas após uma série de reuniões, realizadas nos meses de agosto e setembro, entre Diretoria Executiva, Conselho de Provas Funcionais (CPF), Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Comissões e Subcomissões das modalidades e, ainda, representantes de Núcleos e jurados da Entidade.


 


FREIO DE OURO


- Fiscal de linha: na decisão do Freio de Ouro e também nas etapas classificatórias, passa a ser obrigatória a presença de um fiscal na linha do portão de largada da prova de Campo (paleteada), preferencialmente à cavalo, com a função de fiscalizar e informar aos jurados quando houver o adiantamento de um ou de ambos os concorrentes que impeça a corrida. Esta pessoa deverá ser um jurado das listas 1 ou 2, técnico credenciado ou membro do CPF ou CDT. Nas credenciadoras, o uso da regra é facultativo, usando os mesmos critérios.


 


- Atenção à linha dos 30m: também na prova de Campo, haverá um juiz da raia dos trinta metros, que informará aos jurados quando o novilho "sentar" antes ou depois da raia. Nas Credenciadoras, deverá ser o técnico supervisor do evento; nas Classificatórias e na Final, será alguém indicado pela Comissão de Provas Funcionais.


 


- Mais rigidez na revisão de embocaduras e lacres: haverá conferência para verificação de quaisquer alterações ou da inserção de artifícios que auxiliem ou modifiquem o funcionamento das embocaduras.


 


MORFOLOGIA


- Criação das exposições nível D: serão consideradas oficiais exposições com o mínimo de 30 animais confirmados com pontuação para registro de mérito.


 


- Redução de animais nas mostras nível B: A partir de agora, para ser considerada de nível B, a exposição precisa ter no mínimo 80 exemplares participantes. O ponto de corte foi reduzido, já que antes o mínimo exigido era de cem animais. Nível A: Expointer. Nível B: 80 ou mais. Nível C: entre 40 e 79 animais. Nível D: entre 30 e 39 exemplares.


 


PALETEADA


- Vagas na decisão reservadas para fora do RS: Cinco vagas na Final Nacional serão destinadas para as duplas residentes fora do Estado Gaúcho que estiverem melhores ranqueadas nas credenciadoras oriundas de regiões de fomento (5, 7 e 8). Nesse caso, os competidores não precisarão participar das etapas classificatórias da modalidade, garantindo lugar direto na decisão.


 


- Porteira a mais na Força B: para as disputas da Força B, foi incluída mais uma porteira, assim somando três para compor a prova: a primeira nos 30 metros (com 10 metros de largura), a segunda nos 70 metros (com 8 metros de largura) e a terceira nos 110 metros (com 6 metros de largura). Para efeitos de nota, a dupla receberá dois pontos pela passagem na primeira porteira e três pontos pela passagem na segunda e terceira porteiras.


 


- Supervisão ao término da prova: visando o bem-estar dos exemplares, tanto nas classificatórias quanto na grande decisão, será obrigatória a revisão da boca dos animais após a última corrida. A supervisão ficará a cargo dos jurados da prova.


 


FREIO DO PROPRIETÁRIO


- Data da decisão: a prova final da modalidade será realizada na última semana de setembro, em local a ser divulgado pela ABCCC. Com isso, as etapas credenciadoras ocorrerão entre 1º de outubro e 30 de agosto do ano subsequente.


 


- Nova divisão de categorias: passa a ser dividida nas categorias A e B, ambas subdivididas em Amador e Amador Master. Na divisão Amador, podem participar concorrentes, com 16 anos completos até 45 anos incompletos. Já a Amador Master, se divide entre concorrentes a partir de 45 anos. A diferenciação entre A e B acontece na relação de etapas da prova. Para fim de enquadramento do ginete nas categorias, valerá sua idade na data de 1º de setembro do ano vigente.


 


- Mudanças nas etapas da prova: para a divisão B, algumas alterações são incluídas, como a retirada da pechada e da prova de Campo, passando as provas a serem constituídas da seguinte maneira:


Categoria A (Andadura, Figura, VSP e Esbarradas, Mangueira 1, Campo 1, Mangueira 2, Bayard Sarmento e Campo 2)


Categoria B (Andadura, Figura, VSP e Esbarradas, Mangueira 1 e Bayard Sarmento)


 


- Substituição do ginete: Na etapa de Campo, o ginete poderá ser substituído apenas se dois de seus animais concorrentes formarem dupla, sendo o substituto de sua livre escolha.


 


- Desempate no ranking: em caso de empate na pontuação, será habilitado à Final o animal que tenha obtido 12 pontos no menor número de provas durante o ciclo vigente.


 


MOVIMIENTO A LA RIENDA


- Mais vagas na Amador B: os competidores da categoria Amador B passam a ter mais chance de chegar à decisão. Na divisão, o número de finalistas dobra, passando de 5 para 10 conjuntos.


 


- Defesa de título na Amador A: Tal como já acontece na Profissional A, o vencedor da divisão Amador A pode recorrer à defesa de título, ou seja, disputar a final do ano seguinte sem passar pelas classificatórias.


 


CAMPEREADA-TEAM PENNING


- Número de passadas: exclusivamente nas etapas credenciadoras, e à critério do Núcleo promotor, a prova poderá ser realizada com até três passadas em pista para cada trio participante. Nesse caso, deve ser excluído o menor dos tempos obtidos e somados os dois restantes, chegando à média final da prova. O mínimo exigido se mantém em duas passadas por trio.


 


Espaço para a zona de expansão: os três trios melhores classificados No ranking da Liga Leste Paulista de Team Penning passam a garantir vaga na decisão da ABCCC.


 


FREIO JOVEM


- Nova divisão de categorias: as provas jovens passam a ter as categorias Infantil A (de 6 até 9 anos incompletos), Infantil B (de 9 à 12 anos incompletos), Juvenil (de 12 até 16 anos incompletos) e Aspirante (de 16 a 30 anos incompletos). Em cada uma das subdivisões, continuam competindo separadamente os participantes do sexo masculino e feminino.  


 


- Cuidado com os mais jovens: na categoria Infantil A, a etapa de Figura obedecerá ao mesmo desenho e trajeto descrito para a prova Doma de Ouro e a Bayard-Sarmento será apenas de ida.


 


DOMA DE OURO


- Participação na primeira fase: as inscrições dos concorrentes na etapa Redomão do Núcleo é pública - aceitando animais inscritos de forma regular no Registro Provisório da ABCCC sem a obrigatoriedade de estarem confirmados e que, no dia da prova, tenham no mínimo os dois anos de idade - e a limitação de vagas imposta pelos organizadores do evento.


 


* Embora estejam listadas junto às novas regras, as mudanças nos regulamentos do Freio de Ouro e da Movimiento a La Rienda entraram em vigor ainda no ciclo 2016.