Paleteada consagra na Expointer os melhores da temporada
02 DE SETEMBRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 02 DE SETEMBRO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC
Quem já ousou sonhar que um dia superaria seu ídolo? Na decisão da Paleteada em 2016, Leonardo Pavin, no lombo de PP Jeitosa da Renascer e, Maurício Costa, no comando de PP Juramento da Renascer, conseguiram este feito e fazem do dia 2 de setembro um novo momento histórico para a raça ao voltarem para a casa como os novos ícones das corridas de vacas.
Trabalhando juntos há pelo menos oito anos, Pavin e seu cabanheiro e amigo, Costa, vinham ciclo após ciclo investindo em uma paixão permeada pela admiração de nomes conhecidos na modalidade, entre eles, o de Carlos Loureiro de Souza e de Aluizio Perez, campeões no ano anterior. Também em 2015 a dupla da Agropecuária Renascer chegou bem perto do topo do pódio, conquistando na época, o segundo lugar com a mesma formação.
Assim a sintonia, a capacidade de improviso e a destreza na hora de comandar o cavalo Crioulo evidenciando sua aptidão vaqueira, conferem um novo significado à palavra superação. Para Pavin, da Agropecuária Renascer, de Uruguaiana/RS, há sim espaço para todos no pódio. “É muito emocionante ter um companheiro ao meu lado, poder contar com todo o trabalho da agropecuária e chegar hoje à frente dos meus ídolos”, comemora Pavin ao dedicar a vitória ao filho a caminho, Gonçalo.
Um desfecho espetacular
A decisão da temporada foi julgada pelo técnico credenciado e jurado da ABCCC, Thiago Persici e o ginete do Freio de Ouro, Daniel Waihrich Teixeira. De acordo com Teixeira, que estreou no comando das placas no julgamento da paleteada, foi uma grande satisfação poder avaliar um plantel formado por competidores de alto nível e que puderam executar belíssimas performances, ao poder somar às habilidades próprias um gado de qualidade.
“Foi um prazer ter tido o meu nome como escolha para julgar uma prova dessas, onde só tem craque. Quero dar os parabéns a todos os concorrentes pela atuação. Para mim é uma experiência diferente. Estou sempre dentro da pista e desta vez eu pude estar do lado de fora”, afirmou.
Um show à parte na Expointer
Mas até chegar à principal arena das corridas de vacas do cavalo multifuncional, os 49 finalistas dessa edição percorreram um árduo caminho, se colocando à prova em duas disputadas classificatórias, uma em São Gabriel/RS e outra em Santa Vitória do Palmar/RS. Somente nos 31 eventos organizados pelos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos, a temporada 2016 movimentou mais de 1,7 mil animais no cirtuito. Nas semifinais promovidas pela ABCCC, foram 188 candidatos às 50 vagas no páreo rumo ao pódio. Tudo para viver a emoção à flor da pele de paletear o gado na pista do Parque Assis Brasil, em mais uma Expointer.
Além da funcionalidade, a morfologia também foi valorizada neste momento, concedendo o certificado de Selo de Raça a Aurora II do Itapororó. Já Apolo da Tradição, comandado por Vagner Schumman, foi escolhido pelos jurados como o Melhor Animal de Paleteada. Nas premiações em dinheiro foram distribuídos R$ 30 mil entre os 15 primeiros colocados.
Um time de peso
Conforme o coordenador da Subcomissão de Paleteadas da ABCCC, Mário dos Santos Suñe, a expectativa para o desfecho da temporada já previa um competição extraordinária o que realmente se comprovou na pista. “Acho que essa final vai ficar pra história como todas as outras. O nível foi fora do comum. Maravilhoso, gado excelente e o julgamento excepcional. As três duplas campeãs foram merecedoras desse título, fizeram por onde. Todos os ginetes com grandes chances, quem merecia ganhar ganhou”, observa.
Leia também
Campeões da Paleteada serão conhecidos nesta sexta-feira
Ainda na quinta-feira (1º), 300 corridas demonstraram a paixão e a determinação dos entusiastas da modalidade, até Adolfo San Martin, montando Ala Maula Del Charco e Lioni Arrial, no comando de Maleva do Recanto Crioulo, terminarem a primeira fase na frente. Na sexta-feira, entretanto, somente 25 conjuntos estavam autorizados a continuar em busca do título.
Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito de Paleteada conta com o patrocínio de Banrisul, Supra, Vetnil e Laurentia. O evento teve ainda a supervisão técnica de Felipe Caccia Maciel, técnico credenciado à ABCCC.
Confira o resultado
1º lugar
Leonardo Pavin montando PP Jeitosa da Renascer e Maurício Costa montando PP Juramento da Renascer
Nota: 89,25
2º lugar
Adolfo San Martin montando Ala Maula Del Charco e Lioni Arrial montando Maleva do Recanto Crioulo
Nota: 86,50
3º lugar
Rodrigo Rivero montando Camb Lança 311 e Guinter de Quadros montando Camb Lança 376
Nota: 86,38
Encontrou algum erro? Comunique.