Logo -
sombra

A Marcha que incentiva a boa convivência

25 DE JULHO DE 2016 - ATUALIZADA EM 25 DE JULHO DE 2016 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Para a Marcha da Gurizada, do Projeto Itapitocai, o estímulo ao companheirismo, à amizade e à solidariedade não é apenas uma opção, é regra presente no regulamento do evento que está na sua terceira edição, em Jaguarão/RS.


 


Desde o último sábado, dia 23 de julho, a Marcha de Resistência voltada a participantes com até 15 anos de idade está em andamento. Com término previsto para outro sábado, dia 30 deste mês, a Marchita conta com 29 participantes – destes, seis são uruguaios.


 


Segundo o coordenador da Comissão de Resistência, Mateus Gularte Silveira, é uma atividade com muitos benefícios, especialmente às crianças. “Existe para formar, para que a criançada saiba lidar com a prova desde pequeno, para que eles peguem gosto pela Marcha, que não é tão difundida. E acontece durante as férias escolares, inclusive com a presença da família”, explica.


 


Busca, ainda, preservar valores como a amizade e a cooperação, mesmo (e especialmente) quando há competição ao redor. Além disso, o projeto quer garantir o aprendizado prático e teórico a todos os seus participantes para que eles sejam bons ginetes e, também, boas pessoas.


 


A Marcha da Gurizada é dividida em oito etapas (veja foto ao lado), com 220 quilômetros e quase 22 horas e meia para a realização total desta.