Logo -
sombra

Primeira etapa regulada abre a 15ª Marcha de Integração em Bagé

18 DE JUNHO DE 2016 - ATUALIZADA EM 18 DE JUNHO DE 2016 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

O cumprimento da primeira etapa regulada da 15ª Marcha de Integração do Cavalo Crioulo, concluído na manhã de 18 de junho, marcou o início da seletiva de resistência da raça no ciclo 2016. O percurso de 15 quilômetros, partindo do CTG 93 – que sedia a estrutura da prova – foi percorrido pelos 39 animais que compõem a tropa. No total, as etapas somam 750 quilômetros que serão percorridos em 15 dias, encerrando no dia 2 de julho.


Nessa primeira fase, com tempo regulado, o grupo partiu e retornou à sede no mesmo tempo, conforme estipula o regulamento. Antes da largada, todos os animais foram submetidos à uma concentração de um mês, realizada na estância Santa Maria, para condicionamento alimentar. Revisados pela comissão veterinária, casqueados e ferrados, os animais ganharam o peso suficiente para executar o exigente percurso da prova.


Sob baixa temperatura, com o termômetro marcando 2ºc no início da manhã, os ginetes enfileirados ouviram as orientações do comissário da prova, Carlos Sá Azambuja, e as palavras do vice-presidente da ABCCC, César Hax, antes de partir para a primeira etapa. Também estavam presentes o vice-presidente de Núcleos da ABCCC, Eduardo Suñe, o coordenador de provas de resistência da Associação, Mateus Silveira, o presidente do Núcleo de Criadores de Bagé, Pedro Móglia, além de criadores e adeptos da modalidade.


A etapa seguiu pelas estradas de chão batido da zona rural de Bagé, e foi acompanhada de perto pelos criadores. Após o retorno, a comissão veterinária conferiu os batimentos cardíacos de todos os animais concorrentes, que em seguida foram soltos na pastagem reservada especialmente para o evento. No turno da tarde, mais 15 quilômetros completam o primeiro dia de provas da Marcha de Integração.