Logo -
sombra

Finalistas da Paleteada 2016 conquistam as últimas vagas

15 DE MAIO DE 2016 - ATUALIZADA EM 17 DE MAIO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Ao grito de “porta” eles assumem lado a lado o desafio de guiar o gado na pista. E enquanto a sintonia entre amigos confere mais sentido ao treinamento das duplas, a rusticidade Crioula e as habilidades dos ginetes são avaliadas na última semifinal de Paleteada do ciclo 2016. Sob essa premissa, foram escolhidos neste domingo (15), em Santa Vitória do Palmar/RS, os últimos 20 conjuntos que vão correr no parque Assis Brasil, em Esteio/RS em busca do título máximo da Força A.


 


Somando aos primeiros 30 habilitados da temporada, escolhidos em São Gabriel no mês de abril, chegou a hora de completar a lista de candidatos ao pódio dos paleteadores na Expointer. No topo do seleto grupo que começou com 74 conjuntos na primeira etapa e teve 38 na conclusiva, a dupla formada por Mário dos Santos Suñe, montando Campana Reserva, e Carlos Loureiro de Souza, no lombo de Campana Quitanda, mostrou sua supremacia.


 


Do início ao fim


Assim que alcançaram as notas mais altas no começo da prova, ainda no sábado (14) - apesar do alto nível da semifinal -ninguém mais conseguiu superar os amigos que correm juntos desde 2010 e chegam agora ao amadurecimento de uma parceria que promete agitar o público na decisão da temporada. “A amizade ajuda e o Mário começou a correr de maneira mais competitiva e focado no resultado comigo. Com esse tempo nos tornamos cúmplices um do outro no comando de éguas excepcionais”, afirma Loureiro que conseguiu classificação também em outras duas duplas na mesma oportunidade.


 


Também muito emocionado com a conquista, Suñe tinha muitos motivos de sobra para comemorar. “Não tenho nem palavras para descrever esse momento. O Caco é meu companheiro, amigo e irmão. Há anos corremos juntos e o resultado mostra que estamos no caminho certo. É melhor ainda por poder correr em meus animais e do lado de pessoas importantes para mim”, enfatiza Suñe.


 


Uma grande semifinal


Responsáveis por levantar as várias placas que também levam a Esteio, os jurados Manoel Gonçalves e Torquato Petrarca elogiaram o nível dos conjuntos presentes e do gado disponibilizado para que pudessem ser apresentadas realmente as melhores performances. Gonçalves elogiou não só a seletiva em si, mas também toda a estrutura oferecida pela Associação e o Núcleo do município. “Parabenizo a todos pela organização da Copa Mergulhão e a Classificatória de Paleteada. Tivemos aqui um gado muito bom, grandes competidores e uma recepção excelente. Todos que vieram se sentiram em casa. Enquanto jurado, é um grande orgulho fazer parte de uma raça como esta”, frisa.


 


Sobre os desempenhos vistos na arena um pouco mais pesada após a chuva no domingo, o avaliador complementa: “Todos são vencedores. Em uma semifinal como essa a raça saiu fortalecida, pois a dificuldade faz o cavalo bom se sobressair, então como ferramenta de seleção não prejudicou em nada.”


 


Selo de Raça


Além da funcionalidade dos exemplares e a destreza de seus cavaleiros, as características morfológicas também foram valorizadas. Assim, Sentença da Escondida, de José Inácio e Vinícius Freitas, teve sua Conformação evidenciada ao receber o prêmio de Selo de Raça.


 


Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, com o apoio do NCCC Pedro Arício de Souza, a classificatória contou ainda com a supervisão técnica de Frederico Araújo, profissional credenciado à ABCCC.


 


Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):


 


1º Lugar


Mário dos Santos Suñe montando Campana Reserva e Carlos Loureiro de Souza montando Campana Quitanda


72,25 pontos


 


2º Lugar


Aidro Vieira montando Butiá Zoada e Junior Daboit montando Rascucho do Infinito


67,75 pontos


 


3º Lugar


João Vitor Claus Dutra montando Milonga Buena da Morada Nova e Ricardo Perez montando Obra Prima da Morada Nova


66,25 pontos