Últimos finalistas da Paleteada serão definidos neste domingo
14 DE MAIO DE 2016 - ATUALIZADA EM 14 DE MAIO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC
Agora, mais do que nunca, alcançar notas altas nas placas é primordial, pois existe muito em jogo nesta altura da temporada. A aposta é em nada menos do que a chance de fazer história na Final Nacional de Paleteada. Na segunda e última oportunidade de se garantir no páreo da grande decisão 2016 não há tempo a perder. Por isso, mal tinha amanhecido em Santa Vitória do Palmar/RS e lá estavam 74 duplas da Força A determinadas a fazer bonito e continuar em busca do tão sonhado pódio.
Ao raiar do sábado estavam todos prontos para mostrar o seu melhor no palco de onde sairão neste final de semana (14 e 15 de maio) os outros 20 finalistas, de um total de 50 competidores, que concorrerão pelo título máximo das corridas de vacas no Parque Assis Brasil, na próxima Expointer.
Como já era de se esperar, o clima de amizade foi o combustível para aquecer a disputa, sempre bastante acirrada por mãos habilidosas na hora de impor um comando firme na condução do gado. Em um dia exaustivo, cada concorrente se esforçou ao máximo e não se deixou esmorecer. Vale tudo para estar no grupo composto por 38 conjuntos que voltam a ser avaliados na etapa conclusiva do certame.
No páreo
Na fase inicial, nomes já conhecidos no meio ocupam a dianteira. A dupla formada por Mário dos Santos Suñe montando Campana Reserva e Carlos Loureiro de Souza no comando de Campana Quitanda lidera o páreo na fronteira Sul com o Uruguai. Na segunda posição, figuram João Vitor Claus Dutra no lombo de Milonga Buena da Morada e Ricardo Perez com as rédeas de Obra Prima da Morada Nova.
Dia decisivo
A expectativa fica por conta deste domingo (15) quando as últimas vagas na Paleteada durante o desfecho deste ano terão seus donos conhecidos. O julgamento na pista principal do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar recomeça às 8h. A etapa final segue os moldes do Freio de Ouro, assim os competidores que passam à avaliação seguinte terão de mostrar suas habilidades também na retomada.
Grande momento
Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com o apoio do NCCC Pedro Arício de Souza, a última semifinal da modalidade conta com o julgamento de Manoel Gonçalves e Torquato Petrarca. A supervisão técnica do evento segue a cargo de Frederico Araújo, profissional credenciado à ABCCC. Conforme Petrarca, a promessa é de corridas ainda mais qualificadas, pois voltam à arena os candidatos mais fortes. “Temos um nível muito bom de competidores e um gado ajudando a fazer grandes provas. Veremos amanhã (domingo) as duplas melhores colocadas e mais afinadas”, projeta.
Encontrou algum erro? Comunique.