Logo -
sombra

Conselho Fiscal aprova relatório de contas da ABCCC

14 DE MARçO DE 2016 - ATUALIZADA EM 15 DE MARçO DE 2016 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

O conselho fiscal da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) aprovou, em reunião realizada na terça-feira 8 de março no parque de exposições Assis Brasil em Esteio/RS, o relatório contendo o balanço de contas da entidade no ano de 2015. O resultado, com o relatório aprovado, está disponível aos sócios na área restrita do site e será apresentado também em encontro que integrará a programação do Bocal de Ouro 2016.


 


O encontro contou com a presença do presidente da ABCCC, José Luiz Laitano, do vice Administrativo e Financeiro, Cesar Hax, e do gerente geral, Vagner Studzinski, responsáveis pela apresentação dos dados. A análise foi responsabilidade dos membros do conselho, composto pelos criadores Antônio Claudir Weiand, Fernando Fabrício de Faria Correa e Francisco Carlos Habowski.


 


A atuação do conselho foi elogiada por Hax, que destacou o posicionamento de seus integrantes. “Foi muito boa a reunião, com tudo muito claro. Temos um conselho ativo, de pessoas que cobram, exigem, e isso é muito salutar. Isso é importante, pois queremos que o associado e o usuário saibam o que está acontecendo internamente. De onde vem o recurso e para onde vai. A importância de termos feito aquela obra em Esteio e de todo o zelo que se tem com a saúde financeira da Associação”, comentou o vice-presidente.


 


Aprovação


Essa aprovação, sem dúvida, é mais uma conquista a ser comemorada pelos criadores. Afinal, depois de promover corajosamente importantes investimentos em meio a um período de instabilidade econômica do país, encerrar o ano com recurso em caixa é uma prova de que a Associação mantém a sua gestão financeira equilibrada, dentro do planejamento e em segurança.


 


Desde a assinatura da expansão do comodato do espaço da raça no parque Assis Brasil, quando a ABCCC precisou utilizar recursos financeiros próprios, a aposta na qualificação do parque acabou se transformando em um desafio. No entanto, esse e outros investimentos - como na qualificação técnica e de mão de obra, em tecnologia e expansão - são melhorias cujos benefícios que já são visíveis ainda terão reflexos durante muito tempo, continuando a gerar resultados no futuro.


 


Esses investimentos ainda podem oportunizar à ABCCC outras possibilidades de arrecadação. Atualmente, junto da anuidade, dos emolumentos e das inscrições de provas, a exploração de espaços como as lojas, restaurantes, o espaço de convivência e os produtos de marketing associados aos eventos no parque Assis Brasil, também se constituem como geradores de renda, colaborando para a redução de outros custos que oneram o criador.


 


Exposição dos dados


Com a proposta de manter a transparência das informações relativas ao fluxo financeiro da Associação, a diretoria da ABCCC prepara mais duas reuniões abertas aos associados nas quais irá expor o seu balanço financeiro. Depois da reunião realizada na Expointer 2015, na qual foi apresentado um relatório contemplando o período entre o início do mandato da atual gestão até o momento do encontro, a próxima reunião – agendada para ocorrer em Esteio, durante o Bocal de Ouro 2016 – irá apresentar o balanço do período entre a Expointer 2015 e o Bocal. Na terceira e última reunião, na Expointer desse ano, a explanação contemplará o período entre o Bocal de Ouro e a Expointer.