Logo -
sombra

Novas identidades visuais para as provas oficiais da ABCCC

05 DE FEVEREIRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 11 DE FEVEREIRO DE 2016 | Redator: Karen Nunes/ABCCC

A criação das marcas busca dar mais visibilidade e importância às provas, propiciando a elas uma identidade própria. Para que todas essas especificidades fossem atendidas, as identidades foram construídas a partir do zero e mergulharam nos elementos de cada uma das provas e no perfil de público participante destas.


 


As novas marcas foram feitas pela Visual Agência, localizada em Porto Alegre/RS, que realizou um estudo de público para melhor conhecer quem consome e, principalmente, quais são as características de cada prova. As onze provas ganharam uma identidade visual oficial, que será estampada em produtos e materiais de divulgação e exibida nos eventos da entidade.  


 


A relação entre as modalidades e suas identidades visuais:


 


Campereada


O losango representa a mangueira, local onde o gado é apartado. O cronômetro remete à característica da prova ser uma disputa pelo menor tempo. O movimento do ginete com a mão para cima marca o momento decisivo da prova.


 


Crioulaço


A imagem mostra o principal momento da prova, quando o ginete arremessa o laço com a armada sobre as aspas do boi.


 


Doma de Ouro


Nessa prova, o bocal representa o cavalo ainda em trabalho de doma. Já a coroa de louros representa a vitória.


 


Enduro


A rosa dos ventos ilustra a trajetória percorrida pelos competidores, repleta por obstáculos em meio à natureza.


 


Freio do Proprietário


A taça ressalta a importância de premiar o proprietário e remete à Copa dos Criadores.


 


Freio Jovem


A criança monta o cavalo em movimento, semelhante ao do Freio do Proprietário, caracterizando a evolução técnica de ambas as modalidades.


 


Marcha da Integração


Os traços representam as longas distâncias percorridas pelo conjunto a trote, com o animal troteando e com a cola atada.


 


Morfologia


A escarapela simboliza a conquista de um perfil ideal morfológico da raça. Já o losango remete às angulações almejadas na raça Crioula.


 


Movimiento a La Rienda


A marca ressalta um movimento característico da prova, onde o ginete desce do animal e o circunda.


 


Paleteada


A silhueta mostra um movimento característico da prova e o momento mais desafiador da prova (quando os ginetes dominam o gado)


 


Rédeas


O símbolo ilustra o perfil do público da prova, com o chapéu western e as estrelas ao redor, além de valorizar cavalo com a crina comprida.