Logo -
sombra

Emolumentos garantem novas ações de expansão

15 DE JANEIRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 15 DE JANEIRO DE 2016 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

Ainda que a expansão da manada e o crescente número de novos interessados no cavalo Crioulo sejam positivos para a ABCCC, o aumento no volume de animais também gera um crescimento na demanda por serviços e o custo de manutenção aumenta na mesma proporção. Considerando-se a projeção econômica para ano, manter o balanço em dia e ainda assim seguir investindo será o grande desafio da Associação nesse ciclo. Por isso a importância dos emolumentos, que acabam revertidos em ações e novas oportunidades aos criadores.


 


Esse ano, mais uma vez, a Associação irá desenvolver novas plataformas de crescimento além de manter os projetos de fomento que já estão em andamento. Entre as ações que terão sequência, inclui-se a intensificação do trabalho desempenhado pelo analista de expansão, Gerson de Medeiros, o Projeto Vaquejada que entrará em nova fase, o aporte diferenciado aos Núcleos da região oito, além dos investimentos no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS e a qualificação dos eventos em geral.


 


Uma dessas realidades é o Rédeas de Ouro, que em 2015 ganhou força com a realização no Estado de São Paulo, consolidando-se como um dos maiores eventos da modalidade no país. No mesmo Estado, provas como o Team Penning, o Rach Sorting e os circuitos de Laço movimentam um mercado de animais no qual a raça estabeleceu o seu lugar. Ainda no Sudeste brasileiro, Minas Gerais também despontou como a mais recente localidade a adotar o cavalo Crioulo, com a instituição de um Núcleo de Criadores em Uberaba.


 


Alinhada às maiores associações do país, a ABCCC vem construindo parcerias fortes, levantando a bandeira da equinocultura e do bem-estar animal. Prova do seu prestigio frente a essas entidades está na sua atuação em audiências públicas, na participação em congressos e simpósios, na construção de políticas para a regulamentação da atividade e ainda na sua presença em grandes eventos do meio como a Global Equus.


 


No que se refere às novas iniciativas, é importante destacar a ampliação do quadro de sócios através de modalidades alternativas de cadastro e os novos emolumentos que, no comparativo com outras associações e entidades de raças, ainda mantém a ABCCC dentro da média ou mesmo abaixo em algumas tarifas. Todos os emolumentos anunciados pela entidade estão amparados pelo seu estatuto, auditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reajustados anualmente conforme o IGPM.


 


Entretanto, a maior mudança ocorrerá com a implementação do novo sistema informatizado do Setor de Registro Genealógico (SRG), que entre outras funções irá otimizar os processos de padreação, desonerando e reduzindo o custo de processamento do registro físico. Para o criador, além da facilidade em realizar o comunicado via internet, o custo também será reduzido pois será referente ao relatório, independente do número de padreações que nele sejam comunicados.


 


Com a concretização desses projetos, os associados poderão disfrutar de importantes benefícios, uma vez que os resultados trarão um acréscimo de qualidade aos produtos e serviços oferecidos, assim como às provas e seletivas da ABCCC. Também permitirão a condição de realizar mais eventos como Revisões Coletivas, nos quais o acesso aos serviços é facilitado, e a ampliação do aporte financeiro aos Núcleos de Criadores.


 


Dessa forma, os novos emolumentos que passam a incidir a partir desse ano, constituem grandes ferramentas no trabalho da Associação e contribuem para que seja possível promover as ações necessárias à continuidade do trabalho de expansão e abrir novas frentes de mercado, facilitando o trabalho do criador e proporcionando melhores oportunidades de negócios.


 


As dúvidas sobre a tabela de serviços podem ser esclarecidas diretamente com a gerente do SRG, Lígia Ribeiro, pelo telefone (53) 3284-1450, ou pelo e-mail ligia@abccc.com.br.