Logo -
sombra

Equideocultura entra em debate na Serra Gaúcha em novembro

08 DE OUTUBRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 09 DE OUTUBRO DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Dois dias dedicados a aprofundar os conhecimentos sobre diferentes realidades é o que o 1º Simpósio de Equideocultura da Serra Gaúcha se propõe entre 7 e 8 de novembro. A criação do debate técnico em âmbito regional e nacional irá contar com participação de profissionais renomados e colaboradores com expertise para ajudar a formar e atualizar veterinários em áreas como manejo, reprodução, nutrição e sanidade de equinos.


 


Promovido pela da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o encontro tem o apoio do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos e será realizado no Salão de Atos da Reitoria, no Campus Sede da entidade acadêmica. Entre os ministrantes está o criador da raça Crioula, Gilberto Loureiro de Souza, da Cabanha A Tala, que irá compartilhar sua experiência sobre a seleção do multifuncional.


 


O perfil do cavalo atleta será outro tema colocado em evidência, através do médico veterinário Rolando Martín Pérez. E como não poderia faltar, mais informações sobre a mormo também estarão presentes no ciclo de palestras que incluirá ainda uma mesa redonda sobre as perspectivas para o futuro da equideocultura.


 


Oportunidade


Somando 16 horas, a iniciativa é destinada a um grupo bastante variado capaz de agregar engenheiros sanitaristas, agrônomos, veterinários, estudantes, farmacêuticos, empresas governamentais e demais interessados.


 


Para garantir a participação é necessário efetuar a inscrição disponível no site da universidade até o dia 6 de novembro. Para o público em geral o investimento é de R$ 80,00 à vista ou em duas parcelas de R$ 41,00. As formas de pagamento são o boleto bancário e cartão de crédito. Mas informações podem ser encontradas no portal da UCS.


 


Programação


Dia 7 - Sábado


8h - Credenciamento


9h - O Cenário da Equideocultura Nacional –  Rui Vicenzi - Presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos


10h40min - As Ações do Serviço Veterinário Oficial na Equideocultura - Luiza Virginia Caon - Médica Veterinária


11h40min - Informativo Técnico MSD/Dalfovo


12h - Intervalo


13h30min - Cavalo de Hipismo - Características, Qualidades e Defeitos - Petra Garbade - UFRGS


14h40min - Cavalo Campeiro - o Marchador das Araucárias - Núcleo Gaúcho do Cavalo Campeiro - Méd. Vet. Cassiano Boff


15h40min - Intervalo


16h20min - Criação e Seleção do Cavalo Crioulo - Gilberto Loureiro de Souza - Cabanha A Tala


17h30min - Mesa-Redonda Perspectivas Futuras para a Equideocultura  Moderador: Leandro do Monte Ribas  Debatedores: Rui Carlos Vincenzi, Luiza Virgínia Caon, Petra Garbade, Cassiano Boff, Gilberto Loureiro de Souza


 


Dia 8 - Domingo


8h30min - Mormo: Um Risco para a Equideocultura - Rui Vicenzi- Presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos


9h40min - Podologia Equina - Carlos Anselmo dos Santos - Médico Veterinário


10h40min - Intervalo


11h - Sanidade de Éguas na Reprodução - Carlos Eduardo Wayne Nogueira - UFPel


12h10min - Intervalo


14h20min - Cólica Equina - Flávio Desessards De La Corte - UFSM


15h30min - Perfil do Cavalo Atleta - Rolando Martín Pérez - EquiAlliance Medicina Esportiva Equina


16h30min - Intervalo


17h - O Uso das Biotecnologias da Reprodução na Raça Crioula - Daniel Pasquini - Diretor da Botupharma Botucatu/SP