Logo -
sombra

Integração da FICCC em plena Expointer

30 DE AGOSTO DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Brasil, Uruguai, Argentina e Chile reunidos novamente para se integrar através da raça multifuncional. Desta vez, o palco de encontro foi o complexo do cavalo Crioulo no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Já o momento não poderia ser mais oportuno para encurtar distâncias entre os criadores de vários países, o domingo do Freio de Ouro (30).


 


Na ocasião, o foco foi principalmente a continuação da discussão sobre a unificação dos regulamentos das provas de resistência. O debate sobre o tema foi iniciado durante a Exposição de Palermo, em Buenos Aires, na Argentina, onde representantes brasileiros, uruguaios, argentinos e paraguaios - que integram a Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC) - deram o primeiro passo rumo à construção conjuntas das normas.


 


De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Lima Laitano, a raça vive um momento muito próspero no que tange à integração internacional. “O cavalo Crioulo chegou a um patamar de convivência entre os países de total harmonia. Cada um com sua cultura, mas todos pensando na amplitude da raça. A FICCC esse ano foi um marco desse pensamento”, fala o gestor.


 


Ao agradecer a presença de representantes da FICCC, Laitano enalteceu ainda participação da delegação chilena no encontro. “Ficamos gratos com a visita desses países na final do Freio de Ouro e com a presença do Chile que está suspenso, mas faz parte da FICCC. Todos somos criadores de cavalos Crioulos”, conclui.