Logo -
sombra

Curso na Argentina e no Uruguai define novos jurados efetivos

11 DE DEZEMBRO DE 2014 | Redator: Karen Nunes/ABCCC

Três jurados auxiliares tiveram a chance de se tornar integrantes da Lista 1, composta por jurados efetivos, sendo aptos a avaliar provas que exigem nível técnico avançado, como as classificatórias e as finais do Freio de Ouro. Três participantes foram aprovados no curso realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), nas capitais argentina e uruguaia.


Os alunos da qualificação eram jurados auxiliares, integrantes da Lista 2 e analisavam credenciadoras e exposições morfológicas de outono e primavera, com a presença de pelo menos um jurado da Lista 1. Os novos avaliadores efetivos da Lista 1, Ricardo Matomeabe, Rodrigo Dias e Carlos Capeni estão agora autorizados a julgar também classificatórias e a final do Freio de Ouro.


Na argentinao curso aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, na sede da Asociación de Criadores de Caballos Criollos (ACCC) onde recebeu os nove jurados e os ministrantes da qualificação. No Uruguai, o encontro foi no Parque de Exposições do Prado nos dias 27 e 28 de novembro e oito jurados foram avaliados.


O vice-presidente Técnico, Francisco Kessler Fleck, e o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Luís Rodolfo Machado, e o integrante do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) Leandro Amaral foram os ministrantes da formação, que contou ainda com a supervisão do presidente da ABCCC, José Luiz Lima Laitano. “O curso de qualificação de jurados ressaltou o nível dos participantes, o interesse apresentado pelas associações e a ótima recepção em ambos os lugares em que foi realizado o curso”, disse Fleck.


Ao todo foram dois dias de curso, divididos em dois módulos e a avaliação final individual. No primeiro dia, ocorreram a etapa teórica, quando foi discutido o regulamento do Freio de Ouro, e a fase prática, quando foram feitas avaliações de provas por vídeo. No segundo dia, as avaliações individuais simularam um julgamento da morfologia e de todas as fases funcionais do Freio.


Os avaliadores que não foram aprovados, apesar de estarem aptos, haviam julgado apenas uma ou nenhuma credenciadora. Os demais participantes da capacitação seguem na Lista 1 até obterem no mínimo quatro julgamentos de credenciadoras, conforme exige o curso.