Logo -
sombra

Simpósio tem como tema principal o cavalo Crioulo

09 DE OUTUBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 20 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Karen Nunes/ABCCC

Durante a 88º Expofeira de Pelotas ocorreu a Semana Acadêmica do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas, na Associação Rural da cidade. Na tarde do dia 8 de setembro três palestras constituíram o Simpósio de Equinos Crioulos, que abordou a raça Crioula como principal assunto. Os palestrantes trataram sobre a criação, equitação e cuidados com o cavalo.


A primeira palestrante, a zootecnista Márcia Linhares, trouxe o tema Um trabalho, um negócio e uma paixão em que ela contou sua trajetória de vida, sua afinidade com o meio rural e equinos, sua atuação na empresa e sua paixão pela raça Crioula, a qual hoje dedica grande parte da sua profissão.  É a atual administradora da Cabanha GAP São Pedro, procura conhecer cada animal do criatório, estar presente em todas as fases da criação com todo o cuidado nutricional que, para ela, faz uma enorme diferença na escolha das coberturas e nas gerações futuras da raça Crioula.


Foram abordados também Aspectos da funcionalidade do cavalo Crioulo, com o palestrante Coronel Bayard Bretanha Jacques em que, com toda sua experiência vivida em época militar, comentou sobre as etapas de avaliações do Freio de Ouro, uma das principais disputas que envolve o cavalo Crioulo. Comparou o cavalo de hoje com o da sua era militante, a evolução genética do animal, as qualidades e a funcionalidade do Crioulo como um cavalo campeiro e resistente. As experiências relatadas encantaram alunos e demais presentes no local.


Fechando o simpósio, o médico veterinário Rolando Perez palestrou sobre Aspectos e cuidados com o cavalo atleta.  Perez levantou o assunto sobre como tornar um cavalo atleta, prevenções que se deve ter para participar dos eventos, alimentação e os tratamentos especiais usados para o cavalo se tornar um grande campeão.