Logo -
sombra

Snaffle Bit define os primeiros campeões do Rédeas de Ouro

27 DE SETEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 20 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Novidade nesta edição do Rédeas de Ouro, a disputa da categoria Snaffle Bit colocou à prova a habilidade dos jovens exemplares que entram em pista na manhã deste sábdo (27/9). Em uma competição acirrada, com direito a empate na primeira colocação, foram definidos os primeiros campeões do maior evento da raça na modalidade.


Completando o percurso com a mesma pontuação - 110,5 de nota - os garanhões Huracan do Capão Redondo, montado por Rodrigo Nieves, e Sol de Maio do Trinta e Oito, conduzido por Antônio Corrêa, tornam-se co-campeões da categoria, já que optaram por não entrar em pista novamente para o desempate. Já Diego de Lucena Zanandrea - com a fêmea Ayala da Pátria Crioula - também subiu no pódio montado na pista do Centro de Treinamentos Querência, em Porto Alegre/RS. A apenas um ponto dos líderes, o conjunto ficou com o terceiro lugar.


O jurado Nelson Rodrigues avalia positivamente a disputa e destaca os diferencias do cavalo Crioulo na modalidade. “É um aprova que mostra muito a habilidade do animal e o interessante da raça é que ela é bastante valente e boa para enfrentar desafios. Por essa característica, tem que ficar bastante atento, pois tanta vontade também leva ao risco de cometer erros”, comenta. A pouca idade dos animais, típica da categoria, não diminui o nível de exigência no julgamento. “O olhar é sempre o mesmo mas quando o cavalo alcança um grau de dificuldade maior, eu procuro valorizar”, explica o jurado. Além de Rodrigues, Cristiano Jayme e Hiram Resende formam o trio de avaliadores do Rédeas.


A categoria Snaffle Bit é exclusiva para animais com até três anos hípicos e integra pela primeira vez o Rédeas de Ouro.


Bons resultados em pouco tempo


Classificando a competição como de nível altíssimo, Antônio Correa atribui o sucesso do baio Sol de Maio do Trinta e Oito a sua preparação. “Essa conquista é um projeto que este animal teve desde a cobertura, tudo foi planejado. Além disso, fazemos um trabalho diferente, prezando pela permanência do contato do cavalo com o meio natural. Então ele dorme na cocheira, treina e depois vai para o campo”, conta o cavaleiro campeão.


Dividindo a liderança com Corrêa, Rodrigo Nieves diz que a participação do gateado Huracan do Capão Redondo foi estratégica, apesar do pouco tempo de preparo. “Trouxemos animais para várias categorias do Rédeas e por enquanto tudo tem dado certo. Esse animal treinou em um curto espaço de tempo, mas tem várias qualidades. Tem temperamento excepcional e é bom de manobra”, avalia. A rapidez na realização do treinamento também não impediu a conquista de Ayala da Pátria Crioula, terceira colocada. “Essa égua foi domada em março, veio na corrida, mas já foi muito bem”, conta Diego Zanadrea, cavaleiro responsável pela fêmea.


 


Confira o resultado:


Snaffle Bit


1º lugar


Sol de Maio do Trinta e Oito, filho de Duque do Caajara e Destreza Cala Bassa; criador Cabanha do 38 Agropecuária Ltda e expositores Fernando e Guilherme Vasconcellos, Cabanhas Marca 15 e Santa Augusta, Rosário do Sul/RS


Cavaleiro: Antônio Corrêa 


Huracan do Capão Redondo, filho de Buenacho 04 do HV e Xereta do Capão Redondo; criadores Luiz Carlos e Antônio Carlos Py e expositor Antônio Carlos Py, Fazenda Capão Redondo, Barra do Ribeiro/RS


Cavaleiro: Rodrigo Nieves 


3º lugar


Ayala da Pátria Crioula, filha de Chicão de Santa Odessa e JI Gaita Pontoç criador e expositor Taana Paludo, Cabanha Pátria Crioula, Nova Prata/RS 


Cavaleiro: Diego de Lucena Zanandrea