Logo -
sombra

Movimiento a La Rienda encerra programação da raça Crioula

07 DE SETEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 21 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

A última atividade da raça Crioula na 37ª edição da Expointer foi o Movimiento a La Rienda, prova tradicional em países como Argentina e Chile. Neste domingo, 7 de setembro, os campeões da modalidade foram conhecidos em quatro categorias: potro, iniciante, amador e profissional.


Na categoria potros, o vencedor foi Jairo Ferreira, montando Mapuche Garufa. Na iniciante, o título ficou com Jefferson Hoffmann, que montou Imperador do Tamboré. Já Nikolas Porto dos Santos, com Gaiteiro Malaquia do Portal Gaúcho, venceu na categoria Amador. Para fechar, Gonzalo Javier Nievas levou o campeonato na categoria Profissional, montando Mapuche Duquesa.


Vindo de Mendoza, Argentina, Nievas destacou o nível qualificado dos ginetes brasileiros, o que valorizou ainda mais a conquista. Declarou também que foi uma grande honra participar de uma competição da raça Crioula no Brasil. "É uma honra ter participado deste prêmio tão importante, é a realização de um sonho. Os ginetes daqui são espetaculares. Estão em um nível muito alto podendo competir em qualquer lugar do mundo", revela.


Um dos jurados do Movimiento a La Rienda foi o experiente Luis Bustos, da Argentina. Também exaltou o crescimento do nível dos brasileiros na pista. "Me surpreendeu muito o progresso do Movimiento a La Rienda. Há cinco anos julgo a prova e este ano tivemos um salto grande de qualidade, me deixou impressionado", observa.


Para o coordenador da subcomissão de Movimiento a La Rienda da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Renato Vacinaletti, este depoimento dos argentinos mostra que a modalidade veio para ficar no Brasil. "A avaliação é positiva. No meu ponto de vista foi uma das melhores finais que tivemos. O avanço que tivemos nas provas é muito significativo, tanto nos ginetes quanto nos animais", ressalta.


  


Confira o resultado: 


Profissional


1º lugar - Gonzalo Javier Nievas montando Mapuche Duquesa


2º lugar - Wellinton Pinto montando Bastardo Cala Bassa


3º lugar - Gonzalo Javier Nievas montando Melodia da Oca 


Amador


1º lugar - Nikolas Porto dos Santos montando Gaiteiro Malaquia do Portal Gaúcho


2º lugar - Vinícius Trois Abreu montanto Vênus 372 Maufer


3º lugar - Nikolas Porto dos Santos montando Estandarte Bertolini 


Iniciante


1º lugar - Jefferson Hoffmann montando Imperador do Tamboré


2º lugar - Juan Pablo montando Bellenera Retadora


3º lugar - Thiago Côrtes Linhares montando Capanegra Foxtrot 


Potros 


1º lugar - Jairo Ferreira montando Mapuche Garufa


2º lugar - Vicente Mafra montando Mapuche Gigolo


3º lugar - Vicente Mafra montando Mapuche Gavilan 


Selo de raça 


Quadrilheiro do Itapororó, montado por Marcelo Renato de Souza