Em competição acirrada Paleteada define os melhores de 2014
06 DE SETEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 21 DE NOVEMBRO DE 2014
Nem mesmo a pista enlameada fez os competidores da Final Nacional da Paleteada desanimarem. Pelo contrário, cada uma das 34 duplas que lutaram em busca do título máximo da modalidade em 2014, a paixão pela raça correu lado a lado, mesmo com a adversidade extra. Na primeira disputa da série de finais na Expointer a não ter o clima como aliado, a dupla João Vitor Claus Dutra montando Milonga Buena da Morada Nova e Ricardo Perez montando Obra Prima da Morada Nova conseguiu extrair o melhor da rusticidade do Crioulo e levar o primeiro lugar.
Nas últimas corridas, já à noite, a chuva deu uma trégua, mas ainda assim a arena continuava pesada e o vento se intensificava. Entretanto, nem mesmo as condições desfavoráveis foram impedimento para os vencedores fazerem sua melhor corrida de vacas.
Alto nível de exigência
É o segundo título dos dois, que também foram vencedores no ano de 2012. Dutra agradeceu ao parceiro, responsável pela doma dos animais, e ao pai, Cândido Dutra, que é o criador. Ao avaliar a prova como difícil, tanto pelas condições climáticas quanto nível dos competidores, o ginete reforça que a exigência extra foi o que valorizou mais a conquista. "A raça Crioula não se entrega nunca. Corridas de alto nível com paleteadas sensacionais. Graças a Deus tivemos sorte e compromisso", salienta.
Critérios para valorizar ainda mais a competição
De acordo com o jurado Júlio Hax, que avaliou a decisão da Paleteada 2014 com Tomás Gonçalves, a competição foi bastante equilibrada. Segundo Hax, a dupla de julgadores optou por adicionar, em comum acordo, de priorizar a doma dos animais na avaliação. Segundo ele, a prova de que a medida foi acertada é de que os cinco primeiros colocados foram as duplas que mais se destacaram dentro deste perfil. “Foi um gado complicado e em uma pista como esta”, diz Hax ao se referir à arena que acabou impondo maior dificuldade aos movimentos após a chuva.
A supervisão técnica esteve a cargo dos profissionais credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rafael Sant’Anna e Thiago Persici.
Confira o resultado:
1º Lugar
João Vitor Claus Dutra montando Milonga Buena da Morada Nova e Ricardo Perez montando Obra Prima da Morada Nova
2º Lugar
Aluisio Perez Alma montando Pampa Chimarrão e Carlos Souza montando Manta Pampa Tupambaé
3º Lugar
Armando Duarte montando Campana Resolana e Mário Suñe montando Campana Obra-Prima
Texto: Andressa Barbosa/ABCCC e Nestor Tipa Júnior/Agroeffective
Encontrou algum erro? Comunique.