Logo -
sombra

Conquista de experiência em pista é a marca do Freio Jovem em 2014

06 DE SETEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 21 DE NOVEMBRO DE 2014

Na decisão do Freio Jovem, os competidores comprovaram que a pouca idade não impede o bom desempenho na condução do cavalo em pista. Depois de três dias de competição na arena da raça Crioula junto a Expointer, foram conhecidos neste sábado (6/8) os grandes vencedores da modalidade no ciclo 2014.  


Na categoria Infantil Feminina, a vencedora foi Emile dos Santos Gomes, montando OEA Palheiro. Ela liderou a prova desde o primeiro dia da competição. Emile já esteve entre os melhores do Freio Jovem nos dois anos anteriores - foi a campeã em 2012 e segunda colocada em 2013 - e comemora mais essa vitória. "É uma coisa muito boa. O ano todo ando correndo para chegar aqui e ganhar. Trabalhei bastante. Foi muito legal", diz.


Entre os competidores da divisão Infantil Masculina, o vencedor foi Carlos Augusto Falcão Filho, que montou THM Doçura. Tanto o ginete quanto a égua repetiram a dose do ano anterior, quando também foram campeões. "É muito bom. Treinei bastante. É uma égua muito boa, mas nervosa. Foi difícil, mas fiquei feliz", comenta.


Já na Juvenil Feminina, Amanda de Moura Quadros ganhou o bicampeonato com RZ Trigueño da Carapuça. Ela conta que esta foi uma prova de superação. "Essa é a quinta conquista e é o bicampeonato com essa égua. Eu não esperava, porque me machuquei e fiquei três semanas sem montar. Treinei só sete dias antes da final. Foi mais do que eu esperava", explica.


Nathan de Vasconcelos Valadão levou a melhor na categoria Juvenil Masculina montando General da Villa da Rainha. Após a conquista, o jovem já pensa no futuro e espera estar disputando, lado a lado com grandes ginetes, uma final do Freio de Ouro. "Tive a ajuda do meu pai para treinar o cavalo e foi muito bom ganhar a prova. Foi muito competitivo e tivemos vários animais bons", analisa. 


Para Calínthia Cunha, o título tem gosto de superação.  “Esse ano quase não pude vir. O cavalo teve uma fratura num boleto, mas conseguimos recuperá-lo a tempo. Ele é muito corajoso, um animal diferente, manso e muito bem domado”, revela a jovem que conduziu o garanhão Dom Faceiro do Refugiado à primeira colocação na categoria Aspirante Feminina. Vencedora também em 2010, a ginete diz que notou as mudanças existentes entre as suas duas conquistas na modalidade. “Daquele ano para cá, fiz cursos com ginetes do Freio de Ouro e procurei assessoria, fizemos um planejamento, e a diferença foi que não precisei corrigir nada no cavalo aqui. Ele chegou pronto”, conta.


Montando Hulck do Mano a Mano, Matheus Porto foi o vencedor da divisão Aspirante Masculina. O jovem credita que o trabalho forte desempenhado por meses foi determinante nesta final. "Sempre é bom ganhar, viemos a tempo trabalhando e hoje veio por concreto a vitória. O preparo foi intenso, há seis meses venho treinando para a prova e graças a Deus hoje chegou o resultado", observa.


Final com saldo positivo


Para o coordenador da Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Manuel Gularte Sarmento, muitos dos jovens que entraram em pista têm potencial para se tornarem grandes ginetes no futuro. "A cada ano que passa os competidores estão cada vez melhores. Os ginetes têm cada vez mais o apoio da família e treinamento dos ginetes profissionais", salienta.


Na visão de Telmo Peixoto, que avaliou os candidatos nas categorias Infantil e Juvenil ao lado de Tiago Ávila e Frederico Vieira Araújo, apesar da qualidade geral das apresentações, os representantes da Juvenil Masculino demonstraram ainda mais potencial durante as provas. “São dois cavalos muito bons e muito bem conduzidos”, frisa Peixoto se referindo aos dois primeiros colocados.


Já de acordo com o jurado Telmo Ferreira, que compôs o trio de jurados da Aspirante juntamente com Fernando Harger e Guilherme Abascal, o ponto forte dos desempenhos apresentados em pista esteve com as meninas. “Bom nível de animais no geral, mas se sobressaíram as concorrentes da Aspirante Feminino que concentrou o melhor nível de competidores”.


A supervisão técnica da decisão ficou por conta dos profissionais credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rafael Sant’Anna e Thiago Persici.


 Confira os resultados:


Infantil Feminina


1º lugar


Emile dos Santos montando OEA Palheiro 


2º lugar


Ana Laura Pedroso montando Minuano do Cerro Frio 


3º lugar


Ana Laura Pedroso montando Data Venia Dinastia


 


Infantil Masculina 


1º lugar


Carlos Augusto Falcão Filho montando THM Doçura


2º lugar


João Pedro Garibaldi montando Huaso Gravatá


3º lugar


Maylson Fonseca montando Capanegra Pitanga


Juvenil Feminina


1º lugar


Amanda de Moura Quadros montando RZ Trigueño da Carapuça 


2º lugar


Lidiane F. de Cândida montando Bienvenida Cambona 


3º lugar


Eduarda Marques Dale Tese montando RZ Talantero da Carapuça


 


Juvenil Masculina  


1º lugar


Nathan de Vasconcelos Valadão montando General da Villa da Rainha


2º lugar


Felipe Feldmann Weber montando Facon do Capão Redondo


3º lugar


Caetano Weber de Quadros montando Favorito da Cabanha Santa Fé


 


Aspirante Feminina


1º lugar


Calínthia Cunha montando Dom Faceiro do Refugiado 


2º lugar


Camila Lobato montando Ouro Preto de Santa Angélica


3º lugar


Camila Lobato montando Basca Pimenta


Aspirante Masculina 


1º lugar


Matheus Porto montando Hulck do Mano a Mano


2º lugar


Felipe Muller Souza montando Segredo de Santa Angélica 


3º lugar


Ricardo Vargas Silva montando Joaquina 154 do Cerro Velho


 


Texto: Francine Neuschrank/ABCCC e Nestor Tipa Júnior/AgroEffective