Logo -
sombra

Abertura do Freio de Ouro é um espetáculo à parte em Esteio

31 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 24 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Na abertura do Freio de Ouro 2014 a integração novamente ganhou vida. O colorido das bandeiras empunhadas por diversos colaboradores da raça encantou a todos. O evento contou ainda com a interpretação dos hinos nacional e rio-grandense na voz da cantora nativista Shana Müller e a apresentação da delegação mexicana cujas performances foram ovacionadas pelo público.


A solenidade começou com o tradicional desfile de cavaleiros, cada um trazendo consigo uma das bandeiras que ajudam a fazer a história do Crioulo. Entre as marcas das diferentes delegações Crioulas, as principais provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) também foram representadas na pista do Parque de Exposições Assis Brasil.


 


Performance mexicana


A Escaramuça e o Laço foram alguns dos elementos trazidos pelos mexicanos que encheram a pista com uma mescla de culturas protagonizadas no lombo dos Crioulos. O grupo, encabeçado pelo treinador Alejandro Pedrero, 47 anos, participa de competições no México junto de outras delegações, e conta com a participação de 16 integrantes. O show dividido em três evoluções apresentou performances de pialos, exibições de laço, além das oito mulheres do grupo, as adelitas, que executaram as escaramuças. Também integrou o espetáculo uma apresentação da música e dança típicas do México.


Conforme o presidente da ABCCC, Mauro Ferreira, é exatamente esta integração inerente ao crioulismo que entrou na arena neste domingo (31). “Esse é o espírito do homem a cavalo, o de desbravar e integrar. Por isso temos muito prazer em receber essa delegação mexicana. Nossa cultura é muito parecida”, afirma.