Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Volmir Guimarães

01 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 26 DE NOVEMBRO DE 2014

Para o próximo personagem da série “Ginetes do Freio 2014”, a tão sonhada vaga entre os melhores do ano na decisão da seletiva mais completa da raça foi conquistada na penúltima classificatória do ciclo. O espírito competitivo e a força de vontade de Volmir dos Santos Guimarães foram os responsáveis por levar o crioulista natural da cidade de Viamão/RS as disputas da modalidade. Através de sua dedicação e de esforços em treinamento, Guimarães, aos 42 anos, chega a final conduzindo o garanhão BT Vermute, classificado na semifinal aberta realizada no Rio Grande do Sul.


 


Confira a entrevista completa com o ginete: 


 


Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Iniciei treinando cavalos em 1997, a partir daí comecei a ter contato com a raça, que conheci através de um amigo que hoje também é treinador. Meu pai sempre teve cavalos, primeiro não eram puros, mas depois começamos a criar cavalos Crioulos e eu criei um curso, que me incentivou. Comecei a treinar os animais devagarinho, passei pelas Rédeas e só depois me direcionei para o Freio de Ouro.


Por que a decisão de ser ginete?


Acho que cada um tem isso no sangue já. Quando eu comecei a treinar os animais eu queria “ser alguém” no meio, conseguir espaço, e pra isso tem que ser ginete. Também sou louco por competição, o que ajuda. Alguns ficam nervosos quando as disputas se aproximam, mas eu não, eu fico feliz. Tenho no sangue essa garra de competição.


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro?


A primeira vez que credenciei um cavalo foi em 2010, em Esteio/RS. Eu já tinha corrido outras vezes, mas não tinha ido bem e, por isso, fui procurar recursos. Fui atrás das rédeas, algo me disse que isso iria favorecer muito o treinamento. Isso eu não lembro muito bem quando aconteceu, só lembro que foi em Herval/RS.


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


Quando classifiquei para o Freio.


Qual é sua expectativa para o futuro?


Seguir nesse mesmo rumo, com o mesmo objetivo e tentar me manter nesse nível, tentar melhorar cada vez mais e correr todos os anos o Freio. É o objetivo de todos os treinadores.


Quais foram os principais prêmios da sua carreira?


Ganhei etapas credenciadoras - entre normais e de inéditos - em São Lourenço do Sul/RS, São José/SC, Esteio/RS, Caxias do Sul/RS e Barra Velha/SC, entre os anos de 2010 e 2013.


 


Saiba mais sobre a série


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade.  


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.