Cavalo Crioulo recebe primeira prótese de pata do Rio Grande do Sul
08 DE JULHO DE 2014 - ATUALIZADA EM 27 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Luísa Pereira Garcia
Um cavalo da raça Crioula foi encontrado, em junho de 2013, abandonado e em péssimas condições físicas na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Devido à sua situação, as ONGs que estavam cuidando do animal acreditaram que ele seria sacrificado, porém o animal tornou-se o primeiro a receber uma pata mecânica no Estado e o segundo do País.
O criador Vitor Boldrini e Adriana Castilhos Suzin souberam da história e pediram para que o equino ficasse sob seus cuidados. O animal recebeu o nome de Campeão e foi levado à Cabanha Del Fuego, também em Caxias do Sul, para receber o socorro necessário. Campeão passou a ser cuidado e medicado 24h por dia e precisou receber aplicação de soro, vacinas, curativos e até mesmo transfusão de sangue, com a ajuda da bióloga Renata Onzi e seu esposo Maurício Lazzari.
Apesar da atenção recebida, Campeão precisou ter a pata amputada devido à osteomielite, o que não desestimulou o grupo que estava disposto a salvá-lo. Após grande esforço do casal, que já gastou mais de R$10mil com cuidados, o animal recebeu uma prótese – a primeira do Estado e segunda do Brasil – para suprir a falta da pata.
Pouco mais de um ano depois de Campeão receber sua primeira pata mecânica, o equino já precisou trocar a prótese quatro vezes devido a seu crescimento, e já caminha normalmente com a ajuda do equipamento. A prótese é um projeto para humanos modificado em caráter experimental que está funcionando para o animal.
O cavalo é registrado como Baião da Bandeira e o homem acusado pelo crime já foi identificado e respondeu a um processo criminal, enquanto Campeão continua com sua recuperação aos cuidados do grupo de amigos.
Encontrou algum erro? Comunique.