Núcleo de Guarapuava/PR mobiliza apoio a criadores desalojados
11 DE JUNHO DE 2014
Graças à formação de uma rede de solidariedade, cerca de 50 cavalos Crioulos abrigados na Estância Lajeado foram salvos da enchente que atingiu Guarapuava/PR no último final de semana, 7 e 8 de junho. Porém, apesar de garantir a segurança de todos os exemplares, as famílias de dois criadores perderam tudo e lutam agora para reconstruir suas moradias e a infraestrutura da Cabanha do Bagre Centro de Treinamento e Doma, totalmente destruída pelo incidente.
De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava/PR, Rodrigo Cordova Silva, a propriedade na região da Chapada do Jordão localiza-se em uma área de risco, às margens do rio que transbordou rapidamente permitindo apenas a retirada às pressas dos cavalos.
Além de oferecer a sede do órgão para abrigar as duas famílias que juntas somam nove pessoas - incluindo um bebê com poucos meses - a mobilização conseguiu arrecadar os suprimentos essenciais como roupas e alimentação para este primeiro momento. “Eles saíram só com a roupa do corpo”, diz o gestor ao confirmar a perda das casas, carros e de toda a estrutura partilhada entre os treinadores Francisco Barbosa (conhecido como Chiquinho Ceará) e Valdinei Santos (Bagre).
Os cavalos foram alojados no Sindicato Rural da cidade onde também permanecem até agora. Entretanto, a busca continua por fundos para ajudar na reconstrução das moradias, cocheiras e da pista de treinamento.
Ajude também
Para conseguir angariar a verba necessária para reerguer as estruturas, o núcleo está organizando uma ação entre amigos. Para compor a premiação foram doadas duas novilhas e uma cobertura de BT Quiprocó.
Outra forma de auxiliar é depositar contribuições de qualquer valor na conta do núcleo - Agência 5795-9, conta corrente 5444-5. Entre as possibilidades estão ainda a aquisição dos bilhetes da ação à distância, basta o colaborador enviar um e-mail para cavalo criouloguarapuava@hotmail.com informando o interesse à entidade. “O que é depositado pode ser revertido na compra de números”, completa Silva.
Texto: Andressa Barbosa
Encontrou algum erro? Comunique.