ABCCC recebe visita de fiscais do MAPA e é citada como referência
06 DE JUNHO DE 2014
Criadores e sócios da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) muitas vezes acham estranho que haja tamanha burocracia e a quantidade de documentos e formulários que são solicitados para realizar cada tipo de serviço junto à Associação. Assim como a quantidade de papéis, a necessidade de que tudo seja feito devidamente é grande. Mas qual o motivo?
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fiscaliza diversas entidades que possuam registros e controle econômico e zootécnico, como o setor de Registro Genealógico na ABCCC, para que os serviços da Associação tenham cada vez mais qualidade para sócios e criadores. O MAPA organiza uma auditoria a cada dois anos, em média, para que reconheça se as entidades – são 48 que recebem as visitas, no Brasil – estão cumprindo as leis impostas, que regem a atividade.
Nesta semana foi a vez de o chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário e Fiscal Federal Agropecuário (DPAG/SFA-RS) do MAPA Roberto Schroeder e o Fiscal Federal Agropecuário do MAPA Eduardo Castro da Costa fiscalizarem a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. A visita teve início ontem (5/6).
Em suas visitas, os fiscais do MAPA conferem regulamentos, atas, alvarás, licenças e documentos. Segundo Roberto Schroeder, as cobranças estão cada vez mais rígidas e as maiores imposições são para que as entidades prezem pela qualidade dos serviços, da seleção, formação e permanente qualificação dos técnicos.
O chefe da DPAG/SFA-RS elogiou a ABCCC, dizendo que a Associação é referência, principalmente neste aspecto, e contou como seria testada a organização da entidade em relação aos documentos. “Selecionamos alguns animais aleatoriamente e pedimos que a Associação apresente todos os documentos relacionados a eles.”
Schroeder diz que as imposições desde a última visita à ABCCC, em 2011, estão diferentes: o foco está na prestação dos serviços e auditoria nos criatórios. Além desta mudança, os fiscais perceberam que a informatização evoluiu em toda a sociedade, e que as associações estão acompanhando para acelerar e facilitar serviços. A visita dos representantes do Ministério ainda tem continuidade durante o dia de hoje.
Texto: Luísa Garcia/ABCCC
Foto: Alexandre Quevedo/ABCCC
Encontrou algum erro? Comunique.