ABCCC firma acordo de concessão de área no Parque Assis Brasil
29 DE JANEIRO DE 2014
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) assinou com a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, contrato de concessão de área no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A entidade foi a primeira entre os usuários do local a firmar o compromisso com o governo gaúcho após a aprovação de lei de criação de um marco regulatório para a área, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado em dezembro de 2013.
O contrato firmado entre a entidade e o órgão do governo prevê a concessão de área de 7,5 hectares, quatro hectares a mais do que atualmente, por 25 anos e renovável por outros 25 anos. Caberá à ABCCC a destinação de dois terços do valor a ser investido, estimado atualmente em R$ 15 milhões, com a contrapartida de um terço oriunda do executivo gaúcho. O presidente da ABCCC, Mauro Ferreira, fez um agradecimento ao governo pela sensibilidade de fomentar o projeto de reestruturação do Parque Assis Brasil. "Estas negociações já vem há pelo menos dois anos junto ao governo do Estado e sempre tivemos a boa vontade do secretário Luiz Fernando Mainardi e do diretor do parque, Telmo Motta Junior", afirma.
Ferreira avalia que o contrato foi satisfatório para a entidade. Entre os projetos estão a cobertura da pista do Cavalo Crioulo, onde as provas, como o Freio de Ouro, são realizadas, além da transferência das cocheiras e do restaurante do Cavalo Crioulo para esta área, integrando todas as atividades em um só local. "A prioridade agora é a cobertura da pista, que nos permite a realização de mais eventos no parque, pois temos o compromisso com o Estado de fazer uma ocupação mais permanente da área do cavalo Crioulo", explica o presidente da ABCCC, que completa informando que a expectativa é de a pista estar coberta ainda para a Expointer deste ano.
Outra área, além do arroio Esteio, de 3,5 hectares, deve ser destinada para construção de um estacionamento, que vai ligar os visitantes diretamente a uma área comercial com lojas e estandes. A expectativa, conforme Ferreira, é que o projeto do espaço da raça Crioula esteja pronto em um mês e meio.
Participaram da assinatura, além do presidente da ABCCC, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, o diretor do Parque de Exposições Assis Brasil, Márcio Müller, o ex-diretor do Parque de Exposições Assis Brasil, Telmo Motta Júnior, e o ex-presidente da entidade e membro do conselho de planejamento da ABCCC, Roberto Davis.
Fotos: Fernando Dias/Seapa/Divulgação
Encontrou algum erro? Comunique.