Workshop propõe melhorias à legislação da saúde equina
29 DE NOVEMBRO DE 2013
Com a intenção de debater e fomentar propostas de combate e de adequação da legislação de controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE), estudantes, profissionais e demais agentes do meio reuniram-se no dia 29 de novembro em Pelotas/RS, onde foi realizado um Workshop sobre o tema. O evento promoveu palestras e uma mesa redonda que discutiu os procedimentos visando o bem-estar animal em eventos e provas eqüestres.
O encontro ocorreu no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (Faem-UFPel), e contou com a participação de professores, pesquisadores e profissionais ligados a entidades de classe e governamentais. A organização foi responsabilidade da própria Universidade e do Grupo de Pesquisa Cavalo Crioulo da UFPel.
Pela manhã, os primeiros palestrantes foram os professores da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM), Rudi Weiblen e Deniz Anziliero. Os pesquisadores trouxeram referências teóricas sobre a enfermidade assim como dados sobre a sua incidência e capacidade de contágio. Weiblen discorreu sobre as características da anemia enquanto Anziliero falou a respeito das possibilidades de controle.
Logo em seguida quem teve a palavra foi o representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Rio Grande do Sul, José Arthur Martins que apresentou aos presentes o conteúdo do Manual de Procedimentos em Eventos Eqüestres da entidade, criado com o propósito de promover entre os veterinários a capacitação e a disseminação do conhecimento relativo à sanidade e ao bem-estar animal.
No período da tarde, os palestrantes citados uniram-se aos professores da UFPel, Cláudio Pimentel e Charles Martins, e de Gustavo Diehl, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS), na mesa redonda. Atendendo à vários questionamentos do público, os palestrantes discutiram o que foi exposto e encerraram com definição de tópicos que serão encaminhados à Seapa como proposta de qualificação do regulamento. Também foi sugerido que o tema volte a ser debatido, assim que ocorra um andamento dessa proposta, em um novo evento realizado pela Universidade.
Confira o material completo aqui.
Encontrou algum erro? Comunique.