Homenagem e lição de respeito e honra no Freio Jovem
15 DE SETEMBRO DE 2013
Desde cedo, Carlos Augusto Falcão Filho, de 11 anos, é um apaixonado pela raça Crioula. Vindo de Uruguaiana, ele é um dos finalistas da categoria masculina infantil do Freio Jovem, que está se realizando neste final de semana, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O pequeno ginete monta há cinco anos e vem aperfeiçoando o treinamento a cada ciclo que passa.
Neste ano, porém, a final vem com um gosto diferente. Entre os três animais da Agropecuária Fronteira que Carlos classificou para a final de Esteio, uma égua veio com um desejo especial: o de homenagear a criadora Ana Maria Matas, que era proprietária da cabanha Tarumã, de Itaqui, falecida no início do ano. Que Chica do Itapevy foi comprada em 2009 de Ana Maria pela família de Carlos e a partir dali nasceu uma relação de parceria entre eles. "Foi uma relação de amizade que surgiu na época da compra da égua. Ela nos encontrava nos eventos e nos perguntava como estava o animal e como estava o guri. Dava dicas para lidar com a égua, pois se trata de um animal de difícil temperamento", afirma Tisa Helena de Quadros, mãe do jovem.
Para homenagear Ana Maria, Carlos decidiu por conta dar uma lição de honra e respeito. Corre em todas as provas finais do Freio Jovem com uma fita preta amarrada no pulso direito em luto pela criadora e amiga.
Incentivado pelo pai, começou a montar e participar de competições. A primeira delas foi em uma credenciadora ao Freio Jovem, em 2009. Mas foi no ano seguinte que disputou a primeira final. Os resultados em pista apareceram em 2012, quando levou para a Fronteira Oeste os Freios de Prata e de Bronze da categoria. "Meu pai me incentivou muito quando comprou o meu primeiro. Depois que fiquei sabendo que tinha as provas de jovens crioulistas, eu resolvi participar", conta.
Mesmo com temperamento sério e tímido, Tisa afirma que Carlos é dedicado. Já fez cursos com ginetes reconhecidos como Guto Freire e Zeca Macedo. Hoje treina com o ginete Paulo Cariolato, do Centro de Treinamentos Água Azul, em Uruguaiana. "Ele é muito dedicado no que faz. Sai da aula no colégio e vai treinar. Durante as férias de julho passou o tempo todo treinando com os animais que viria para o Freio Jovem", salienta.
Com relação ao futuro, o jovem ginete sonha em ser médico veterinário para continuar lidando com o cavalo Crioulo, sua principal paixão. Mas também sonha em estar um dia brilhando nas pistas do Freio de Ouro, principal competição da raça.
Foto: Fagner Almeida
Encontrou algum erro? Comunique.