Multas por transporte de cavalos sem GTA estão suspensas até dezembro no RS
11 DE JUNHO DE 2013
O Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul publicou nesta terça-feira (11) a suspensão até o final do ano de multas para equídeos transportados sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). O decreto foi assinado na segunda-feira pelo governador Tarso Genro (PT) e prevê ainda a abertura de um inquérito epidemiológico para investigar a incidência de doenças no Estado. Parte atuante de um movimento que lutava por esta medida, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) acompanhará de perto o processo, com representantes em todas as etapas.
Conforme o presidente da entidade, Mauro Ferreira, houve uma mobilização para que o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, tivesse esta iniciativa e a notícia da decisão é bem recebida. “Cabe ainda parabenizar o gestor pela sensibilidade política da medida”, ressalta. Para Mainardi, a suspensão é reflexo da necessidade de ampliar o diálogo, além de valorizar o Crioulo como símbolo do Estado e o grande número de eventos da raça.
A baixa incidência de resultados positivos entre os exames realizados nos últimos 40 dias - menos de 0,01% - também foi um dos motivos que levaram o estado a tomar essa decisão, explica a assessoria do governo. A partir disso, os próximos passos serão iniciar o inquérito, previsto para o mês de julho, e discutir a revisão da lei federal que trata do tema.
Os resultados da investigação devem ser conhecidos até o final do ano e com os dados será possível avaliar se os atestados negativos para anemia poderão ter validade de seis meses. Ainda segundo Mainardi, a adoção de um passaporte equino, em que constariam dados sobre vacinação e resultados de exames, está sendo estudada pela Secretaria.
Com informações do governo do estado do Rio Grande do Sul.
Encontrou algum erro? Comunique.