Exame negativo de mormo passa a ser exigência no Paraná
18 DE ABRIL DE 2013
O estado do Paraná condicionou o ingresso de cavalos para eventos agropecuários e aglomerações de animais à apresentação de exame negativo de mormo. A determinação é da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e vale desde o dia 12 de abril.
Antes o exame era exigido apenas de exemplares provenientes de lugares com ocorrência da doença. Já o exame de anemia infecciosa equina segue sendo obrigatório e um dos requisitos para emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA).
O Mormo é uma infecção causada pela bactéria Burkholderia mallei. A doença, que também é conhecida como lamparão, é extremamente contagiosa e pode ser contraída inclusive pelo homem.
A resolução é instituída pela portaria 135, encontrada no site do governo do Paraná.
Encontrou algum erro? Comunique.