Ginete e jurado desmistificam as avaliações do Freio de Ouro
16 DE MARçO DE 2013
Os mitos e verdades no julgamento do Freio de Ouro foram descortinados com muita propriedade por dois experientes palestrantes. Em uma das atividades que gerou mais discussão no III Congresso do Cavalo Crioulo, realizado no Hotel Serrano em Gramado/RS, o criador e jurado Álvaro Dumoncel e o premiado ginete Cezar Augusto Freire comentaram e responderam a uma série de dúvidas a repeito de cada uma das etapas da seletiva.
É consenso que o julgamento do Freio sempre gera um bom debate. Seja da arquibancada, da casinha dos jurados ou de dentro da própria pista, a avaliação é um tema recorrente nas reuniões de crioulistas e, de qualquer ponto de vista, é inegavelmente um ótimo tema a ser discutido.
Desta vez, entretanto, os personagens não estavam em pista, mas sim dentro de um auditório. No lugar da rédea ou da placa tinham um microfone na mão e, com base nos critérios de avaliação e no regulamento do Freio de Ouro, discorreram a respeito das ações dos animais na prova, cada um do seu lugar de fala. Uma a uma, todas as fases da prova foram comentadas, com Guto relatando as atitudes e técnicas dos ginetes e Álvaro o entendimento e avaliações dos jurados.
Encontrou algum erro? Comunique.