Veterinário norte-americano mostra a importância dos serviços de referência
16 DE MARçO DE 2013
A experiência no diagnóstico e tratamento de cavalos com o uso de alta tecnologia impressionou o público presente no auditório do Centro de Convenções do Hotel Serrano, em Gramado/RS, no Congresso do Cavalo Crioulo. A palestra do norte-americano Dwayne Rodgerson, que abriu o segundo dia do evento na manhã de 16 de março, apresentou os benefícios e a eficiência dos serviços prestados pelos chamados hospitais veterinários de referência.
O palestrante, que inicialmente dividiria o espaço com os brasileiros Flávio de la Corte e Jarbas Castro, acabou utilizando todo o tempo disponível a pedido de seus colegas de mesa. Ele relatou um pouco de sua experiência como cirurgião na Hagyard Equine Medical Institute, hospital veterinário localizado em Kentucky, tido como referência na área nos Estados Unidos.
Rodgerson afirmou que nos principais centros de tratamento veterinário do mundo é notável um significativo crescimento no número de especialidades e hospitais. O americano diz crer que esta é uma tendência e que em breve deverá acontecer o mesmo aqui no Brasil. Estes locais, segundo ele, geralmente tem custo mais elevado por envolver especialistas, procedimentos mais complexos e pelo uso de tecnologias e equipamentos. Por essas razões, também, determinam o padrão de qualidade do atendimento.
O palestrante salientou que a utilização de equipamentos tecnológicos permite um ganho qualitativo na prevenção e no diagnóstico prévio de patologias. “Nem todo cavalo vai necessitar de todos esses serviços, mas o hospital de referência precisa oferecer opções. Se o diagnóstico for preciso no início, os custos finais serão reduzidos”, analisa.
O cirurgião falou sobre os procedimentos adotados pela clínica onde atua assim como a forma de trabalho no local e destacou também a importância da comunicação e do relacionamento com os veterinários de campo e inclusive com os proprietários. “É importante fazer Ligações, manter informações diárias, enviar cartas de atualização com boletins diários relatando o tratamento do animal ao proprietário”.
Encontrou algum erro? Comunique.