Especialistas debatem pelagens Crioulas em Gramado
22 DE NOVEMBRO DE 2012
O cavalo possui papel fundamental no processo de formação e evolução do gaúcho. No lombo do cavalo, os primeiros habitantes desbravaram o pampa e até disputaram guerras. Com o tempo, os laços que ligam homem e animal foram imortalizados na cultura dos gaúchos.
Com a proposta de resgatar, preservar, esclarecer e divulgar os diferentes tipos pelagens equinas, o Parque Gaúcho de Gramado promove, no próximo sábado, 24 de novembro, o 1º Encontro Nacional de Pelagens Crioulas. Sob coordenação geral do veterinário Alexandre Adami da Rosa, que trabalha há 25 anos com cavalos, o evento terá palestras com especialistas e mesas redondas.
Segundo Alexandre da Rosa, serão abordadas as diferentes pelagens crioulas, mas as com interação, vulgarmente, ditas exóticas, terão destaque especial: oveiros, tobianos, bragados, entre outras. “Serão apresentados estudos genéticos sobre dominância (preto) e recessividade (tostado), além da interação gênica nas pelagens, como diluição (gateado, lobuno), epistasia (mouro, tordilho) e caracteres particulares da cabeça e membros (malacara, patas brancas) entre outros”, explica o coordenador.
O evento terá palestra com os médicos veterinários João Vicente Sá e Priscila Serpa, a partir das 14h30min. Depois, às 16h30min, ocorre mesa redonda entre os participantes. “Queremos esclarecer dúvidas sobre pelagens crioulas. Existe muita confusão sobre o tema. O evento é destinado ao público que conhece cavalos, mas também é aberto para quem aprecia o animal”, afirma Alexandre.
O encontro será subsidiado pelo Parque Gaúcho. O valor da inscrição é de apenas R$ 30 e inclui passeio e almoço no parque. Mais informações pelos telefones (54)3421.0800, (54)9154.8861 ou (54)9154.8947.
Encontrou algum erro? Comunique.