Marcelo Móglia e Jango Salgado palestram na ExpoCavalos
23 DE SETEMBRO DE 2012
A manhã de domingo (23/9) encerrou diferente no Parque Água Branca, em São Paulo/SP, aonde desde a quinta-feira (20/9) ocorre a primeira edição da ExpoCavalos. Dois grandes nomes no mundo dos cavalos compartilharam suas experiências em pista com uma seleta plateia, após, Móglia encantou os olhos de quem esteve ao redor da pista central ao executar manobras do Freio de Ouro – principal competição e ferramenta de seleção do cavalo Crioulo.
Jango abriu a rodada de palestras do dia com o tema “Aprendendo a ensinar com cavalos”. Um dos principais cavaleiros na modalidade de rédeas do país, este ano aposentado das competições, e um dos grandes responsáveis pela introdução e o destaque do cavalo Crioulo nesta modalidade, Jango propôs a reflexão com relação às atitudes do homem com o cavalo. Significou caça e caçador para explicar como ocorre esse entrosamento.
“É preciso ensinar, tratar e respeitar esse animal exatamente como você gosta de ser tratado”, defendeu o treinador que há 28 anos lida diretamente com equinos. Entre as dicas o cavaleiro orienta que para lidar com cavalos três pontos são fundamentais: ter paciência, pois os animais aprendem por repetição; observar tudo, já que os animais têm formas específicas de se comunicarem com o homem e, dedicar-se “cavalo bom facilita a vida do adestrador, mas ele não nasce pronto”, adianta.
Na sequência foi a vez de Marcelo Móglia, criador da raça e ginete vencedor do Freio de Ouro 2002 e de outros oito títulos na competição apresentar a palestra “Universo do Freio de Ouro. O “boina vermelha” como também é conhecido em razão de fazer o uso da mesma em todas as competições que participa, fez uma apresentação ampla sobre os processos de seleção do cavalo Crioulo desde os primeiros critérios quando os proprietários classificavam os animais por serem bons de encilhar, mansos ou rústicos. Também apresentou à comunidade paulistana os garanhões que ajudaram a construir as principais linhagens do cavalo Crioulo brasileiro de hoje.
Móglia mostrou os pesos de cada uma das notas e trouxe curiosidades e as mudanças aplicadas sobre os diferentes momentos desses 31 anos de Freio de Ouro. Após o término da palestra, no auditório Paulinho Nogueira, o ginete montou em um garanhão da raça Crioula e, na pista central do parque, localizada no coração de São Paulo, realizou andaduras, volta sobre patas e esbarradas explicando cada uma das etapas, numa demonstração promovida pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos.
Encontrou algum erro? Comunique.