A morfologia ideal é descrita por Rodrigo Py
19 DE MARçO DE 2011
Em palestra muito esclarecedora e didática, o médico veterinário, criador e técnico da ABCCC, Rodrigo Albuquerque Py, descreveu os parâmetros morfológicos ideais para o cavalo de competição. Py apontou o que se busca atualmente no cavalo Crioulo em termos morfológicos, em mesa mediada pelo Superintendente do Setor de Registro Genealógico da ABCCC, Gilberto Loureiro de Souza.
Conforme Py, os parâmetros básicos compreendem a tipicidade racial, linha superior, aprumos/angulações e equilíbrio. “Para estar dentro do padrão morfológico da raça, o animal precisa estar sustentado nessas premissas e atender ao que se deseja em cada característica”, disse.
Quanto à tipicidade racial, o técnico apontou a cabeça, as crinas e o relevo muscular como pontos principais onde se pode avaliar a identidade da raça. A linha superior precisa ter definição de partes, transições suaves e boas angulações. Em relação aos aprumos, Py salientou a importância da correção e dos reflexos no bom desempenho funcional. E sobre o equilíbrio, o palestrante sintetizou a condição ideal como harmônica e proporcional.
Encontrou algum erro? Comunique.