O Tratamento vem a galope
16 DE JULHO DE 2012
Aliar a possibilidade de recuperação de pessoas com necessidades especiais ou deficiências à motivação de montar em um cavalo. É através desse método que a equoterapia traz uma série de benefícios. O tratamento terapêutico e educacional utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. Situado na cidade de Montenegro/RS e filiado a Associação Nacional de Equoterapia (Ande), o centro Novo Passo utiliza a Raça Crioula para melhorar as condições de quem é atendido no local.
De acordo com Ramon Giron Azevedo, funcionário do centro, o método de equoterapia vem sendo usado desde 2009. Embora focalize as crianças, as pessoas de outras idades também podem ser atendidas. O tratamento é dividido em trabalhos terapêuticos e fisioterapêuticos. A Novo Passo trabalha na modalidade de interconsulta com a participação de pelo menos dois profissionais de diferentes áreas em uma mesma sessão.
O atendimento inicia com avaliação destes profissionais para que então sejam traçados objetivos específicos pertinentes a cada área. A partir da avaliação inicial, ocorre o planejamento das sessões de modo a conjugar os objetivos das diferentes áreas com interesses do praticante.
Trabalham no local fisioterapeuta, psicólogo e eventualmente fonoaudiólogo. “A equoterapia apresenta resultados consagrados e mostra fundamento para pessoas com necessidades especiais, bem como qualquer um interessado em usufruir desta experiência ímpar junto ao cavalo”, destaca Azevedo. O método emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico, exigindo a participação do corpo inteiro e contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
Cavalo Crioulo como diferencial
No tratamento de equoterapia realizado no centro Novo Passo a Raça Crioula é tida como diferencial. De acordo com o proprietário Ramon Giron Azevedo, o crioulo conseguiu suprir todas as necessidades do tratamento. “Conseguimos aliar a paixão pelo cavalo crioulo, com a saúde humana, onde mais uma vez este animal tem marcado bastante as nossas vidas”, disse Ramom Azevedo. Cultivando a paixão pela raça desde 1993, o Crioulo virou tradição familiar.
Auxílio de empresas
O Centro Novo Passo tem espaço para atender um número de pessoas bem maior do que o atual, no entanto, a dificuldade financeira vem impedindo a maior participação de pacientes. ”Estamos com dois pacientes atualmente, mas esse número é bastante variável. Temos estrutura bastante grande para atender muita gente”, diz Azevedo. Uma série de famílias está na lista de espera para poder obter o tratamento, mas para que isso seja possível elas precisam contar com o patrocínio de alguma empresa.
Com a intenção de facilitar o acesso dessas pessoas necessitadas foi criado um processo que possibilita a obtenção de recursos. “A empresa patrocinadora pode adotar um praticante que não tenha condição. Ela financia integralmente o preço do paciente, abatendo o custo do imposto de renda”, explica Azevedo. Segundo o funcionário do centro equoterápico, esse sistema é bom para todos: “É bastante interessante, vale para empresa, para nós e para os pacientes”, salienta.
Encontrou algum erro? Comunique.