Logo -
sombra

Núcleo Caminho das Tropas completa 10 anos de existência

07 DE JULHO DE 2019 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

Cerca de cinquenta anos de história marcam a criação efetiva do Núcleo Caminho das Tropas, de Ponta Grossa/PR. Completando dez anos de fundação no dia de hoje, a entidade responsável por perpetuar a Raça na região vem realizando um trabalho louvável. O primeiro ato dessa narrativa teve início na Fazenda da Praia, com uma criação significativa de Cavalos Crioulos na localidade. O primeiro presidente do Núcleo, Igor Ribas, data que na época, a região do Paraná contava apenas com o Núcleo de Pato Branco.

Na presença de Ribas, então presidente, dos secretários e criadores da região, foi realizada a primeira reunião da entidade. Na ata de estreia constam os objetivos do grupo discutidos na ocasião: “Congregar criadores, proprietários e interessados no desenvolvimento técnico e comercial da raça Crioula; promover e organizar certames e ou comerciais, fomentando o crescimento técnico e desenvolvimento da raça Crioula”. Além de Igor, conversamos com os outros presidentes do Núcleo Caminho das Tropas. Veja o que eles disseram sobre suas gestões:

“Quando fundamos o Núcleo Caminho das Tropas havia uma pessoa conhecida como Nego Chico, que trabalhava como domador, e se fixou no Parque de Exposições de Ponta Grossa. Nós, para o ajudar e colaborar para desafogar um pouco o trabalho dos cabanheiros, levávamos alguns animais para que ele domasse. Assim, até mesmo os que não tinham cabanha ou cabanheiros, que criavam por hobby, também levavam Crioulos para ele domar e cuidar. Então sempre nos encontrávamos para conversar. Certa vez teve uma feira/exposição da cidade onde não haveria nada do cavalo Crioulo. Por iniciativa do próprio Chico, nos unimos e decidimos fazer algo relacionado à raça nessa exposição. Dali surgiu a ideia e seguimos o baile para montar um Núcleo. Trabalhamos um ano ainda sem o estatuto - foi um ano de trabalho sem formalização e depois dois anos de trabalho formalizado dentro do estatuto, da ABCCC".
Igor Ribas, gestão 2009/2010 (primeiro presidente)

“Com muito orgulho e respeito, faço parte da fundação do Núcleo Caminho das Tropas. Lembro da importância da reunião agendada por um amigo, com quem aprendi e dei meus primeiros passos dentro da raça: o Sr. José Fernando Ferreira Mattos, pessoa de uma simplicidade impressionante, mas que teve a capacidade de reunir e fazer com que novos e velhos apaixonados pelo Crioulo, se reunissem e fundassem o NCT.

Minha gestão à frente do NCT foi no biênio 2011/2012. Fui o segundo presidente e o que mais destaco na minha gestão foi a total dedicação do meu vice presidente - Dr. Paulo Roberto Faucz da Cunha. A Diretoria comprometeu-se com o Núcleo, foi um tempo de companheirismo e congraçamento dos sócios nas diversas atividades e eventos realizados no período. Foi uma época de reconhecer a importância e consolidação da existência do NCT, legado deixado pela gestão anterior que foi a de fundação do Núcleo. Como fato histórico importante, foi na minha gestão que surgiu a ideia e o projeto de se realizar a primeira Alvorada Crioula, em outubro de 2011.

Estávamos indo a Tibagi, cidade vizinha a Ponta Grossa, eu e os amigos Igor Ribas, Anderson Luís Krindges e Junior Demiate, para revisar o parque de Tibagi com os Proprietários da Cabanha Santa Carmelita para a realização de uma Credenciadora naquela cidade, quando no carro, durante a viagem, surgiu a ideia de realizarmos uma Exposição Incentivo no segundo semestre daquele ano, para oportunizar o novo criador a participar de um evento da Raça. Na época, o Núcleo estava com uma grande inclusão de novos sócios e criadores, e, pensando nesse fomento, surgiu a Alvorada Crioula. Foi marcante para mim”.
Elinton Donnah, gestão 2011/2012 (segundo presidente)

“Fui a terceira gestão, depois de de uma gestão espetacular. Me lembro de vários relatos. Uma das maiores dificuldades que tive foi com relação a manter o alto nível de trabalho que o Elinton deixou - foi um excelente presidente. Lembro também da equipe que tínhamos, dos sócios, da própria Diretoria, me fez aceitar o convite na época. Lembro-me: das Alvoradas Crioulas - que se não me engano na minha gestão foi a quarta ou a quinta; de manter o nível de participantes, da excelência de julgamentos; e da grande participação do Jorge Rosas Demiate Junior. uma das maiores conquistas que conseguimos na minha gestão foi a obra da pista do Parque que fez com que, logo em seguida, nas outras gestões, conseguíssemos trazer a semi final pra cá. Esses foram os fatos mais importantes que me recordo”.
Dagomar Naegler, gestão 2013/ 2014 (terceiro presidente)

“Realmente tenho muito orgulho em fazer parte desse grande Núcleo, e ainda sendo presidente! Um núcleo muito organizado, onde todos os criadores e associados estão sempre apoiando para que os eventos sejam realizados com grande qualidade! Tive a honra, durante a minha gestão, de realizar uma classificatória ao Freio de Ouro, evento que marcou muito minha gestão”.
Fabrício Rossato, gestão 2015/2016 (quarto presidente)

“Foram dois anos de muito aprendizado e satisfação. Foi uma grande honra. O Núcleo é muito unido e dedicado ao Crioulo e não mede esforços para fomentar o crescimento da raça. Durante minha gestão tivemos uma classificatória ao Freio de Ouro que acabou evidenciando a união dos integrantes do Núcleo. O evento foi um sucesso. Tivemos também a nossa Alvorada, exposição morfológica incentivo, reconhecida nacionalmente, que traz um grande número de animais de muita qualidade”.
Bastian Dykstra, gestão 2017/2018 (quinto presidente)

“Trata-se de uma entidade forjada lá atrás por homens do cavalo, do campo e empresários da cidade, não teria como dar errado. São 10 anos de retidão e extrema dedicação ao cavalo e à raça. Homens de valor e competência geriram a casa nesse tempo todo - centenas de animais pisaram nas nossas pistas, expectativas e sonhos criados lá atrás, na escolha dos cruzamentos, foram concretizados nos grandes campeonatos das exposições morfológicas, prévias, passaportes e na sempre tão esperada Alvorada Crioula, que aqui aconteceram. Nas funcionais, craques nestas pistas pisaram, credenciadoras e classificatórias, que elevaram nosso núcleo a um reconhecimento até internacional. A sucessão das diretorias cada vez mais deixa o Núcleo sólido e com novas perspectivas, novos criadores, novos entusiastas, está aí um pouco do Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos”.
Fellipe Boratto, gestão 2019/2020 (atual presidente)