Logo -
sombra

Aos 16 anos, Xaiani Gonzales é a primeira mulher a vencer a Marcha Anual de Resistência

18 DE MAIO DE 2019 - ATUALIZADA EM 20 DE MAIO DE 2019 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Era só questão de tempo. Ela que já vinha se destacando nos Enduros e ponteando nos Chasques do Uruguai, agora cruza a linha de chegada dos 750km da Marcha Anual de Resistência com pioneirismo. Neste sábado, 18 de maio, a ginete Xaiani Aguerre Gonzales tornou-se a primeira mulher a vencer a Marcha Anual de Resistência do Brasil, com apenas 16 anos de idade, ao enfrentar a sua primeira marcha.

 

Além de provar sua força com a égua Ponteira 273, Xaiani atribuiu a conquista à toda família e ao companheirismo de Paulo Porciúncula, marcheiro que esteve com ela durante a última etapa, lado a lado. "Fui pegando uma dica de um e de outro para chegar até aqui. Eu e o Paulo vínhamos na frente e, se o cavalo de um se entregava, nós puxávamos um ao outro. E isso é o mais importante, a parceria, não é só a concorrência", salientou a participante, moradora de Aceguá/RS.


Superação
Quem viu Xaiani completando o percurso no tempo 67'47''29 ao lado de Ponteira 273 não imagina o que há por trás dessa conquista. Muito mais do que o primeiro lugar geral, a sintonia entre elas resulta em superações do dia a dia. “Ela é minha terapia”, conta a ginete que luta contra a ansiedade. Assim, juntas, e não por acaso, elas assumiram o primeiro lugar geral, deixando um legado e inspirando outras pessoas a superarem seus desafios.

Missão cumprida
Eram 7h da manhã quando a última contagem regressiva de largada foi ouvida. Dos 26 animais que participaram do início da Marcha, no dia 4 de maio, 14 enfrentaram os 40 quilômetros finais para, enfim, correr ao encontro do abraço de familiares e amigos ansiosos pela espera dos cavaleiros. Choro e riso misturaram-se na face de cada participante, no alvoroço de sentimentos entre o dever cumprido e o cansaço de quem viveu uma intensa jornada.

 

"A Marcha seleciona tudo aquilo que a gente procura - resistência, rusticidade, capacidade de recuperação, bons aprumos, boa locomoção - em uma prova que é só coração. Não tem como não se emocionar vendo uma final com todo esse companheiro e o amor dos ginetes e criadores por seus cavalos", relatou o coordenador da Subcomissão de Resistência, Thiago dos Santos. "É talvez uma das provas mais lindas, com o cavalo nu e cru, onde ele simplesmente mostra todas as suas condições, o seu coração e a sua alma na estrada", completou a chefe da Comissão Veterinária, Rafaela Jacques.

 

Conheça o tempo dos premiados:


1º lugar geral, 1º lugar Égua Maior de Sete Anos
Ponteira 273
Tempo: 67’47”29

2º lugar geral, 1º lugar Cavalo Castrado e Melhor Animal com Condições de Seguir Marchando
Artigas Casa Blanca
Tempo: 67’48”00
Ginete:


3º lugar geral
Umbu da Santa Anita
Tempo: 68’19”21

4º lugar geral, 1º lugar Égua Menor de Sete Anos e 1º lugar Categoria Inéditos
FM Morena III do Cinco Salsos
Tempo: 68’58”25

5º lugar geral
CM Olga do Cinco Salsos
Tempo: 69’01”53

Melhor Lombo
Jura do Rincão da Querência

Melhores Aprumos e Selo de Raça
Camb Lua Cheia 492-TE

Melhor Ginete
Paulo Porciúncula

Melhor Companheiro
Gustavo Pinto

A Marcha Anual de Resistência conta com o apoio da Tortuga e o patrocínio da autolocadora Guanabara.