Logo -
sombra

Quem classifica para Crioulaço Força A, B e C?

11 DE FEVEREIRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 12 DE FEVEREIRO DE 2019 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

A popularíssima modalidade do tiro de laço do Cavalo Crioulo tem o nome de Crioulaço e nela existem diferentes categorias presentes em sua final. A maior disputa entre elas se trata da competição de duplas a qual é dividida entre Forças A, B e C. Cada uma delas têm particularidades e diferenças marcantes entre os competidores, o que justifica esta divisão e que serão explicadas aqui.

 

Como qualquer outra modalidade oficial, o regulamento dá as orientações das aplicações de regras, andamento da prova, os requisitos e pré-requisitos para se competir. Para acessar o regulamento do Crioulaço, basta CLICAR AQUI e conferir cada artigo para maior entendimento.

 

Sobre a divisão das forças, segundo o 31º artigo do regimento do Crioulaço, as duplas as quais disputam a Força A são as que alcançaram uma das três primeiras posições de uma prova oficial da modalidade ao longo do ciclo. Enquanto na Força B, é exigido que “nenhum dos laçadores tenha participado de duplas que tenham sido classificadas em algum Crioulaço do ciclo atual em primeiro, segundo ou terceiro lugares”.

 

Por fim, a Força C, que teve sua primeira participação no ciclo 2018 e, consequentemente, está em seu segundo ano de existência, tem especificada que nenhum dos laçadores da dupla podem ter alcançado classificação em provas de Crioulaço do ciclo em disputa.

 

 

Novidades da final: novas categorias

 

O 2019 do Crioulaço está em contagem regressiva. Falta pouco mais de dois meses para o evento mais esperado do ciclo e que coroa os melhores laçadores do ano da modalidade. Neste ano, serão 14 categorias diferentes onde os conjuntos brigarão pelo lugar mais alto do pódio.

 

Dentre as categorias da competição, três são inéditas: Laço Inclusivo, Laço Potro de Ouro e Laço Senhor. Segundo Éder “Canhão do Vale” de Azevedo, membro da subcomissão de Crioulaço, Laço Senhor é mais uma modalidade que soma para abraçar e ser abraçada pelos laçadores, o que acarreta numa maior participação.

 

Sobre o Laço Inclusivo, Canhão do Vale aponta que “vem pra suprir o anseio de laçadores com alguma deficiência, uma demanda das pessoas que gostam de laçar e não teriam como disputar outras categorias”.

 

Já o Potro de Ouro, dito como “a cereja do bolo”, segundo o coordenador da modalidade, Marcelo da Cruz Corrêa, foi criada exatamente pelo líder da subcomissão de Laço. Ela tem o intuito de estimular um aumento na criação e compra de exemplares para o Crioulaço e trazer uma disputa de laço diferente das demais.

 

 

Como se inscrever?

 

Para se inscrever na Final Nacional do Crioulaço, basta acessar ESTE LINK, selecionar a categoria desejada e efetuar o pagamento. A final acontece entre os dias 25 e 28 de abril no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

 

O evento tem patrocínio da Vetnil e apoio de Cabanha do Diamante, Cabanha Itaó, Estância Liberdade, Cabanha do Ouriço, Fazenda Barra do Guassupi, Haras Virgínia e Rancho Naipe da Ressaca.

 

Leia mais:

 

Final do Crioulaço: inscrições abertas e programação divulgada

 

Credenciadora de Brasília tem inscrições abertas