Logo -
sombra

Final do La Rienda: nova programação e inscrições abertas

01 DE SETEMBRO DE 2018 - ATUALIZADA EM 06 DE SETEMBRO DE 2018 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Os participantes habilitados a concorrer na Final Nacional do Movimiento a La Rienda já podem ficar atentos ao calendário da decisão, que acontece nos dias 27 e 29 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Na disputa, cinco categorias vão definir seus campeões.

Nesta temporada, a decisão do La Rienda integra a programação do Cavalo Crioulo junto de outras finais (Campereada, Freio do Proprietário e Ranch Sorting) em um grande e único evento. Na pista principal, as categorias Profissional A, Profissional B e Crioulos do Futuro definem seus vencedores a partir das 15h do dia 27 (quinta-feira), enquanto as divisões Amador A e B disputam suas decisões no dia 29 (sábado), a partir das 18h. 

 

+ Acesse aqui a programação das demais finais da raça Crioula


Os jurados

Se a prática da modalidade segue crescendo dentro do país, o conhecimento técnico de julgamento também vem sendo reforçado. Prova disso é que a prova - de origem argentina - pela primeira vez terá sua final nacional com um júri cem por cento brasileiro, composto pelos avaliadores Vicente Mafra e Max Heller.

Com experiência em ter julgado finais das categorias Crioulos do Futuro e Amador B, além de também ter disputado a modalidade, Vicente Mafra retornou ao Brasil após ter morado por mais de um ano no Paraguai. Em 2018, julgou três provas: uma no município de Pantano Grande/RS e outras duas em Florianópolis/SC. Em suas contas, nos últimos anos foi jurado em pelo menos sete credenciadoras em cada ciclo da modalidade.

Para Mafra, o Movimiento a La Rienda apresenta evolução, que por ele vai ser observada na final. “Vai ser um prazer julgar essa final. Vamos julgar em todas as categorias, eu e o Max. É um rapaz com uma visão bem boa e honesta. Então eu acho que a gente está preparado para julgar uma final, para fazer um espetáculo bonito ”, afirmou.

Como competidor, começou a correr em 2011 - quando passou a trabalhar na Cabanha Mapuche - e foi duas vezes terceiro melhor do Brasil na final e uma vez campeão da categoria Profissional A. “É uma prova que me ensinou muita coisa de equitação. É uma prova muito bonita”.

Já para o outro avaliador escalado, Max Heller, será a estreia na atribuição de notas em uma final, apesar da experiência já estar em seu currículo. Ligado ao La Rienda desde 2011, quando participou de uma clínica com Luis Bustos (jurado argentino especialista na prova), Heller já vem atuando como jurado oficial em seletivas desde 2015.

 

Além disso, passagens como secretário em pelo menos duas decisões e participação como competidor finalista da modalidade (inclusive representando o Brasil no La Rienda da Expo FICCC 2018) marcam sua trajetória. Só neste ciclo, julgou três etapas classificatórias (Esteio, Pantano Grande e Santa Maria). “É a realização de um sonho. Nesse ciclo eu me propus a julgar e não competir, já buscando talvez esse convite. Estou muito feliz de estar tendo essa oportunidade”, conta.  


Programe-se

Os rankings das cinco categorias da modalidade já estão fechados, garantindo a lista de conjuntos aptos a se inscreverem na decisão. Sao 15 vagas para os concorrentes em cada uma das divisões Profissional A, Profissional B e Amador A, enquando Amador B e Crioulos do Futuro possuem 10 inscrições a ser preenchidas em cada uma. 

+ Acesse aqui os rankings finais do Movimiento a La Rienda

 

Garanta sua vaga: as inscrições estão abertas no site da ABCCC e permanecem disponíveis até o dia 17 de setembro.

+ Clique aqui e faça sua inscrição


Entrada dos animais: acesso no Parque Assis Brasil estará liberado a partir do dia 25 de setembro.

Premiação: no total, R$ 50 mil reais em prêmios serão entregues aos campeões da modalidade.

+ Clique aqui e saiba mais sobre a premiação do La Rienda

 

Confira a programação do La Rienda [ATUALIZADA]:

27/09/2018 (quinta-feira)

15h - Final Nacional de Movimiento a La Rienda (Profissional A e B e Crioulos do Futuro)

 

29/09/2018 (sábado)

18h - Final Nacional de Movimiento a La Rienda (Amador A e B)