Logo -
sombra

Conheça o campeão da 2ª Exposição de Castrados

21 DE JULHO DE 2018 - ATUALIZADA EM 22 DE JULHO DE 2018 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Outra prova da raça Crioula realizada no Parque de Exposições Assis Brasil neste sábado (21) foi a 2ª Exposição de Castrados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que reuniu cinco animais, divididos nas categorias de até oito anos e mais de oito anos.


Após passar pelas provas de andaduras, apeiar e montar, escaramuça livre, esbarrada e recuo, além da morfologia, o melhor castrado foi Uno Solo do Kavaju Porã, que alcançou 77,688 pontos.


Com o prêmio de primeiro colocado em mãos, Ramiro Moura, que montou Uno Solo do Kavaju Porã, apontou que a exposição é a valorização dos cavalos castrados e ainda definiu a qualidade do animal. “Primeiramente o castrado é mais manso, mais apto para as provas funcionais e é um cavalo que ajuda, tem um temperamento muito bom e muito funcional”, disse.


A exposição foi avaliada pelo jurado João Roberto Azevedo. “Uma exposição linda. Com destaque especial ao cavalo rosilho [Uno Solo do Kavaju Porã], que ganhou na morfologia e na funcionalidade. Para castrados está muito boa”, avaliou.

A relevância da Exposição de Castrados também foi destacada por João Azevedo. “É uma categoria que vem sendo valorizada em função das provas, como o tiro de laço, entre tantas outras. Eu acho uma ideia excepcional. É mais um mercado que se abre, valorizando o Cavalo Crioulo”, finalizou.


Em pista, de acordo com o regulamento, os animais são apresentados por qualquer pessoa escolhida pelo proprietário, exceto ginetes profissionais e ginetes que tenham participado do circuito do Freio de Ouro nos últimos cinco anos.


Conheça o resultado (ainda não homologado pela ABCCC): 


1º lugar (e 1º lugar categoria Menor de 8 Anos)
Uno Solo do Kavaju Porã
Nota: 77,668 


2º lugar (e 1º lugar categoria Maior de 8 Anos)
Basco AA-TE
Nota: 66,610 


3º lugar (e 2º lugar categoria Menor de 8 Anos)
Huarê do Parque
Nota: 58,335 


4º lugar (e 2º lugar categoria Maior de 8 Anos)
Entrevero Bellaco
Nota: 55,335