Logo -
sombra

Final do Freio de Ferro tem seus campeões

21 DE JUNHO DE 2018 - ATUALIZADA EM 21 DE JUNHO DE 2018 | Redator: Redação ABCCC

No dia 14 de abril, ocorreu a grande Final do Freio de Ferro, no município de Rolante/RS. A prova – que teve como sede o Parque de Eventos Vitor Mateus Teixeira (Rolantchê) – foi idealizada em São Francisco de Paula e está sendo resgatada pelo Núcleo de Criadores Encosta da Serra para fomentar o uso do cavalo Crioulo e para servir de opção para ginetes e domadores que são amadores e que aspiram correr em provas oficiais. O evento contou com o julgamento de Luiz Rodolfo Machado e com a supervisão técnica de Thiago Orlando, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 


Marcando presença no evento estiveram nomes conhecidos da raça, como Adriano Comunello, ginete do Freio de Ouro. Na campeira participaram Miguel Marques (ex-ginete do Freio de Ouro); Evilásio Reis (da Estância da Liberdade) e o domador Zé Paraguai. Correndo a paleteada final (como “coringa”), o ginete Cauê, do CT Guto Freire. E como narrador da prova, José Freire. O troféu personalizado foi idealizado e criado pelo crioulista Fábio Serini. Na entrega da premiação esteve presente o proprietário da Cabanha KLE, Edemir Eneas da Cruz, atual proprietário vencedor do Bocal de Ouro.


 


De acordo com a diretoria do Núcleo, a prova contou com personalidades bastante influentes no universo do cavalo Crioulo e também foi muito importante para o processo de fomento da raça. “Embora seja amadora, vale como divulgação como incentivo aos Núcleos, criadores, domadores, ginetes amadores, bem como qualquer pessoa que usa o Cavalo Crioulo no seu dia a dia”.