Logo -
sombra

Crioulos superam desafios e conquistam disputa de Rédeas

15 DE MARçO DE 2018 - ATUALIZADA EM 16 DE MARçO DE 2018 | Redator: Karen Nunes/ABCCC

Múltiplos desafios. Uma modalidade que desafia as qualidades funcionais da raça, em que o Crioulo precisa se adaptar pelo físico diferenciado – pernas mais curtas e peito largo comparado as outras raças que competem, a responsabilidade de dar continuidade à gerações que vem conquistando espaço dentro das competições de Rédeas e de se destacar competindo ao lado de uma raça com histórico de premiações na disputa, o Quarto de milha. Na última edição do ANCR Derby, os únicos dois Crioulos que competiam a categoria Pre Futurity conquistaram o primeiro lugar empatados.


 


Para um, era um desafio a curto prazo. A expectativa de cumprir a prova com o novato em pista, o cavalo Basco Bacarat – TE, não vislumbrava o lugar mais alto do pódio. Mas o potencial mirava, no mínimo, uma prova bem executada. Os nove meses em treinamento surpreendeu o treinador e cavalheiro Gilson Diniz, que sempre buscou competir com animais de pelo menos um ano de treinamento. “O cavalo se mostrou inteligente e fácil de lidar, desde o início, superando os padrões da raça. Um cavalo extremamente girador”, salienta Diniz.


 


Era a primeira experiência do animal em uma competição e de Diniz em treinar e apresentar o mesmo exemplar da raça. “Já competi com cavalos treinados por outros e apenas apresentei”, comenta. Ele salienta que algumas reações em virtude do primeiro contato fora do centro de treinamento, comprometeram a execução de algumas manobras e que o animal ainda não mostrou todo o seu potencial. “Impressionante como ele absorveu o treinamento e tem muito mais para dar, conhecendo ele como eu conheço”, comenta o cavalheiro. Quem também comemora o título é o atual proprietário, Fabiano Araújo, que adquiriu o cavalo com criação em umas das cabanhas tradicionais da raça.


 


Para o conjunto que dividiu o pódio, o desafio era dar continuidade a uma genética trazida pelo avô paterno de destaque na modalidade. O cavalheiro e treinador do Estupendo da Marca dos Santos, Roberto Jou, apostou em uma escolha baseada na genética, influenciado pelo talento do pai que já é premiado nas Rédeas, F5 Licurgo Tapajós. “A sensibilidade e função pra executar as manobras é o especial dele”, destaca Jou que indicou a compra de Estupendo para o atual proprietário do cavalo, Antonio Nogueira, o lutador Minotauro, acreditando no potencial do animal.


 


Há um ano e meio em treinamento, o exemplar conta com 100% de aproveitamento em disputas, vencendo as duas vezes que participou. A primeira no Snaffle Bit, pelo Rédeas de Ouro, e agora, na categoria Pre Futurity do ANCR Derby. Desempenho que mostrou ao treinador e o proprietário a possibilidade de atravessar fronteiras em busca de um prêmio internacional. Os próximos passos dentro do planejamento que vem sendo colocado em prática é disputar o Potro do Futuro, em São Paulo, e chegar em pista americana no Potro do Futuro dos Estados Unidos, em Oklahoma, no final do ano.


 


Estupendo da Marca dos Santos e Basco Bacarat – TE finalizaram a disputa empatados na primeira colocação, na categoria Pre Infinity, no ANCR Derby 2018, com 218 pontos.


A história completa e mais informações sobre as disputas de Rédeas no ano, você confere na edição de Março/Abril, da Revista Cavalo Crioulo.