Logo -
sombra

ABCCC apoia projeto de criação de bloco cirúrgico equino

12 DE DEZEMBRO DE 2017 - ATUALIZADA EM 13 DE DEZEMBRO DE 2017 | Redator: Yago Moreira/ABCCC

Na manhã desta terça-feira (12), a diretoria da ABCCC recepcionou, na sede da unidade, quatro docentes dos cursos de agronomia e medicina veterinária, da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), campus Bagé/RS. O objetivo da reunião foi traçar uma parceria que estimule e incentive o apoio de criadores de cavalos crioulos no desenvolvimento de um bloco cirúrgico - especificamente voltado para equinos -, no Hospital de Clínicas Veterinárias da instituição de ensino.


 


De acordo com a professora do curso de Veterinária, Luciana Lins, o projeto de criação dessa ala cirúrgica é um desejo de muito tempo. A ideia surgiu quando os professores se depararam com a falta de infraestrutura no atendimento de criadores que levavam seus animais ao hospital. Lins também revela que muitos alunos se deslocam de outros estados para estudar na URCAMP, em função do foco no Cavalo Crioulo. Dessa forma, ela entende que os principais fatores que motivaram essa iniciativa foram: o cuidado com a saúde animal e o crescente interesse pela raça. “A gente sabe que grande parte das cabanhas não possui veterinários residentes, então eles acabam se tornando o principal foco de demanda clínica para nós, pois quando surgir alguma emergência, para onde serão direcionados os animais”, questiona.


 


Atualmente, o hospital abrange, além do município de Bagé, diversas cidades vizinhas, como, por exemplo, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Caçapava, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado, Herval e diversas outras. Sendo assim, o médico veterinário, Guilherme Collares, destaca a importância de ter uma unidade de tratamento na região. “Quando um animal se fere gravemente ou apresenta alguma enfermidade, o tempo que ele tem de vida é muito curto. As horas contam para o sucesso do tratamento, então esse é o principal benefício que será oferecido. Até porque é inadmissível que um polo tão fomentado como o de Bagé não tenha um hospital atuante para atender a demanda dos criadores”, disse.


 


Os organizadores reiteram que o apoio a esse projeto é extremamente importante, uma vez que trará, aos criadores, a segurança de que, em caso de emergência, os equinos terão um espaço capacitado e pronto para atender qualquer demanda de saúde. E concluem dizendo que, por mais que não exista uma garantia de que todos serão salvos, eles podem assegurar que não haverá problemas com o transporte, caso o criador não possa deslocar o cavalo.


 


Em nome da instituição, os docentes Eliana Silveira, Luciana Lins, Guilherme Collares e José Pedro Abreu, ainda renderam homenagens e agradecimentos à toda diretoria da ABCCC, pela acolhida e pelo apoio depositado. “A comunidade bageense também se sente muito orgulhosa em ter um presidente conterrâneo comandando essa grande associação”, exclamaram!