Logo -
sombra

Crioulos são premiados no Circuito de Laço Comprido, em Mato Grosso do Sul

14 DE SETEMBRO DE 2017 - ATUALIZADA EM 14 DE SETEMBRO DE 2017 | Redator: Yago Moreira/ABCCC

Durante o período de 1º a 3 de setembro, o município sul mato-grossense de Miranda sediou a oitava etapa do Circuito Independente do Grupo A (CIGA) de Laço Comprido. Durante o evento, houve a disputa da Vaca Gorda, que entregou aos grandes campeões – dentre eles 3 conjuntos crioulos - uma moto 0km.


 


A prova teve início na sexta-feira (1°) e prolongou-se até a madrugada de sábado, ainda sem término. Nessa primeira fase, foram classificadas 65 duplas de um total de 255 inscritas, com cavalos de diversas raças. Quando restaram apenas duas duplas na disputa, os ginetes resolveram dividir o prêmio, em virtude da longa duração da prova. O mais surpreendente é que, dos quatro animais finalistas, três eram de Raça Crioula.


 


Vencedores


Os ginetes Matheus Willian montando Herdeiro do Sangradouro e Diego Loureiro montando um animal de outra raça, representaram a Cabanha Crioulo Onça-Pintada. Já a dupla Anderson Bogado montando Siá Domingas da União da Vitória e Marcos Natis montando Bailanta do Morro Chato, representaram a Estância Cristalina.


 


De acordo com Andréa Lúcia Coelho, proprietária da Cabanha Crioulo Onça-Pintada, localizada no Pantanal de Miranda/MS, ver seus animais se destacando nas competições de laço comprido é uma grande satisfação e um orgulho imenso. Segundo ela, a Raça Crioula é a que mais premia no Circuito de Laço Comprido (CLC), que ocorre o ano inteiro em Campo Grande. Coelho ainda afirmou que o Núcleo de criadores do Mato Grosso do Sul, juntamente da ABCCC, está trabalhando fortemente na expansão da raça no Centro-Oeste. 


 


Outro destaque foi justamente para um animal que carrega esse substantivo em seu nome, o LGA Destaque. O garanhão, filho de Macanudo do Itapororó e Zambia do Barrozo, foi um dos finalistas pela disputa de Vaca gorda. Premiado, em 2017, como 3° melhor macho na passaporte de Campo Grande/MS e, em 2016, como 1° potranco maior na morfológia da Expointer, o animal também mostrou que possui potencial para competir em alto nível nas provas de Laço.