Logo -
sombra

Representante do Uruguai vence a Marcha de Integração em Alegrete

14 DE JULHO DE 2017 - ATUALIZADA EM 17 DE JULHO DE 2017 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

A seleção de resistência da raça Crioula funciona, resumindo de forma simples e direta, separando aqueles que têm daqueles que não a têm. Apartando quem resiste de quem não resiste. Quem chega de quem fica pelo caminho. E essa triagem se dá através de um rígido exame, uma prova única, que põe em teste aqueles que tem a coragem de encará-la.


 


Para quem não conhece, a proposta é a seguinte: percorrer, durante 15 dias, o equivalente à distância entre Porto Alegre e Curitiba, no menor tempo possível. Durante todo o trajeto não é permitido o uso de nenhum recurso suplementar e, para fechar a lista de exigências, é necessário também portar exatos 95kg sobre a garupa.


 


Não é a toa que muitos consideram a Marcha de Resistência como uma das provas equestres mais rigorosas do mundo, e também a que talvez nenhuma outra raça equina seria capaz de cumprir. Além da resistência física, ela também avalia a rusticidade e a capacidade de recuperação dos animais.


 


Por esses e outros motivos, a Marcha carrega em si a distinção de ser a única ferramenta capaz de garantir a preservação da pureza da seleção tradicional, com simplicidade, objetividade e eficiência. Afinal, é uma seleção feita, unicamente, por homens montados a cavalo.


 


Além disso, a prova é também um teste duro para os nervos e para o coração. É emocionante, apaixonante, desafiadora, capaz de elevar todos os sentidos ao limite. Realmente, como diz o slogan desse ano, para concluir uma Marcha é preciso Alma, Pata e Coragem. E assim foi.


 


Superação e companheirismo


Uma prova de muita fibra, resistência e companheirismo. A 16ª edição da Marcha da Integração realizada entre os dias 1º e 15 de julho, em Alegrete/RS, exigiu extrema dedicação e empenho, levando os competidores ao limite. A seletiva implicou um rígido teste à resistência dos conjuntos, e encerrou com a vitória da representante uruguaia na seletiva, Caprichosa Del Metejon.


 


Em disputa muito acirrada nas etapas livres, a Marcha presenteou o público presente com um verdadeiro espetáculo de seleção de resistência e recuperação. Os animais superaram, além da rigidez natural da prova, adversidades como o clima atípico para o período, com registro de temperaturas na casa dos 30º durante a última semana, e o piso duro das estradas no entorno do parque Lauro Dornelles.


 


Destacando-se, principalmente nas etapas livres, Caprichosa Del Metejon Marinera Iguazu e Antonia Caraguatás protagonizaram uma disputa intensa, mantendo-se muito próximas, com uma diferença de aproximadamente cinco minutos entre si. Essa diferença manteve-se até o final, com as éguas chegando praticamente juntas à linha final. Clique aqui e acesse a planilha com o resultado final completo.


 


A Marcha de Integração de Alegrete foi organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) com o apoio do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete (NCCCA).


 


Resultado


 


1º Lugar Geral e 1º Lugar na Categoria Éguas Acima de Sete Anos


Caprichosa Del Metejon


Cabanha El Metejon


Cerro Largo, Uruguai


 


2º Lugar Geral e 2º Lugar na Categoria Éguas Acima de Sete Anos


Marinera Iguazu


Cabanhas Paulista e Don Diló


Itu/SP e Rio de Janeiro/RJ


 


3º Lugar Geral e 1º Lugar na categoria Éguas Abaixo de Sete Anos


Antônia Caraguatas


Cabanha Paulista


Itu/SP


 


1º Lugar na categoria Castrados


Império do Rincão da Querência


Cerro dos Quietos


Aceguá/RS


 


1º Lugar na categoria Machos Inteiros


Conde Da Diamantina Crioula


Cabanha Diamantina


Alegrete/RS


 


Melhores Aprumos


Marinera Iguazu


 


Melhor Lombo


Campana Venha Boi


 


Melhor Companheiro


André Amaral e Invonir Silveira


 


Melhor Ginete


Ivonir Silveira


 


Melhores Condições de Seguir Marchando


Caprichosa Del Metejon


 


Selo de Raça


RZ Caja Blanca da Carapuça