Logo -
sombra

Vinícius Freitas: jurado da Passaporte de Vacaria

21 DE JUNHO DE 2017 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

Médico veterinário e estancieiro ao lado do pai, contribuindo na gestão de Cabanhas ovinas da família, Vinícius Freitas, é o jurado da Morfologia Passaporte que ocorre na cidade de Vacaria/RS.


 


A primeira vez em que ele pisou na pista como avaliador, ocorreu há 19 anos. Em entrevista, o jurado indicado pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) para a prova, conta sobre sua trajetória.


 


Confira abaixo:


 


- Você julga há aproximadamente quantos anos?


Desde 1998.


 


- Lembra qual foi a primeira vez que entrou em pista para julgar?


Foi em uma credenciadora, em Bagé/RS.


 


- Porque escolheu ou como surgiu a ideia de ser jurado da ABCCC?


O núcleo me escolheu jurado. Na época eu ainda fazia faculdade e acabei sendo convidado para julgar uma credenciadora em Bagé/RS.


 


- Tem algum julgamento que te marcou mais?


O que mais me marcou até hoje como jurado foi julgar uma Morfologia da Expointer sozinho, foi uma grande honra para mim. Acho que pouca gente julgou. Eu consegui ser reconhecido pelo meu trabalho e ser escolhido para julgar uma prova importante sozinho. “Acho que para qualquer jurado isso é muito gratificante”.


 


- Para você, qual a responsabilidade de ser jurado da ABCCC?


Sempre que nós julgamos uma prova do Cavalo Crioulo, precisamos dispor de uma responsabilidade muito grande, porque além de carregar o título de jurado estamos representando o nome da ABCCC. Temos que tentar errar o mínimo possível e ter muita certeza nas escolhas. Então é necessário ter muito cuidado quando realizamos esse tipo de julgamento.


 


- Qual a sua expectativa para essa Passaporte?


Acho que essa Passaporte, como todas deste ano, será muito forte, porque os modelos atuais não se restringem à uma determinada região. Ou seja, animais do Brasil inteiro podem participar da mesma prova. E isso é o que torna as competições cada vez mais disputadas. “É muito bom ter uma pista extremamente competitiva, pois só engrandece o nosso julgamento e a final em Esteio/RS”, conclui.