Logo -
sombra

Cabanha São Rafael: Primeiros Passos

25 DE FEVEREIRO DE 2017 - ATUALIZADA EM 01 DE MARçO DE 2017 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

O afixo faz história por si só. Purunã. Quem nunca ouviu falar? Fragmentado em 1500 versões - um total de 1500 RP’s registrados até o momento -, a criação da Cabanha São Rafael, localizada em Balsa Nova/PR, foi iniciada em abril de 1987. Como primeiro passo, sete éguas e um garanhão foram adquiridos para otimizar a prática da pecuária extensiva e solidificar o pedido de Mariano Lemanski ao pai, Edmundo Lemanski. Ele queria um Cavalo Crioulo, o pai comprou oito deles, e o motivo é simples: uma paixão aflorada no primeiro contato, feito há exatos 30 anos.


 


É fevereiro de 2017. A Cabanha está a poucos meses de completar três décadas de funcionamento e o momento é oportuno para retomar o que foi vivido. Como um livro aberto pela segunda vez, as primeiras páginas da releitura surpreendem ao serem contrastadas com o fim da história que todos já conhecem por eventos de alto nível, animais campeões e o posicionamento expressivo no ranking das melhores cabanhas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 


A primeira década descrita como “puro aprendizado e investimento sem foco”, por Mariano, são difíceis de associar ao atual cenário. Mas demonstram que a forma de observar e agir pode contribuir não só com o estabelecimento, mas também diretamente na raça Crioula - sem jamais deixar de lado a essência de uma manada moldada pela natureza. “Cabe à ABCCC e nós criadores, preservar este tesouro genético. Quanto mais solto melhor”.


 


E é diante desta filosofia que o trabalho feito atualmente por seis funcionários e o administrador, Luís Mario Azambuja, ganha forma: o cavalo como um agente social, com o poder de transformar pessoas em seres humanos melhores. Para isso, a convivência, desde o momento em que o potrilho estabelece sua primeira relação com a humanidade e a vontade incessante de cuidar, cultivar e multiplicar é o que permanece.


 


**Esta matéria é a primeira da série comemorativa aos 30 anos da Cabanha São Rafael. Na próxima semana, divulgaremos a segunda parte. Fique atento ao nosso site e redes sociais.