Logo -
sombra

Prévia seleciona os últimos habilitados ao julgamento morfológico da Expointer

21 DE JULHO DE 2016 - ATUALIZADA EM 24 DE JULHO DE 2016 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

A seleção dos candidatos às últimas vagas no julgamento morfológico do cavalo Crioulo na Expointer 2016, levou 307 exemplares ao Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS, entre os dias 22 e 23 de julho. A escolha dos aprovados e dos reservas foi acompanhada de perto por bom público, que prestigiou o julgamento realizado por um quarteto de jurados.


Após muita expectativa, no fim da manhã de sábado, segundo dia de julgamento, os nomes dos aprovados foram lidos um a um pelo técnico que supervisionou a prova, Rodrigo Py. A cada confirmação, muita comemoração entre os criadores que aplaudiram os relacionados na lista final. No total foram 68 selecionados e mais 50 reservas que poderão ser chamados para compor a lista de finalistas, conforme a disponibilidade de vagas.


A análise dos candidatos foi feita pelos técnicos da ABCCC, Carlos Marques Gonçalves Neto, Cláudio Neto de Azevedo, Felipe Caccia Maciel e Thiago Andreolla Persici. Os jurados fizeram a triagem de animais para as categorias de potrancos e potrancas, menores e maiores, além de cavalos e éguas menores e adultos. Acesse aqui a lista de aprovados e aqui a dos reservas.


Para Gonçalves Neto, a seleção foi uma tarefa difícil pois exigiu escolher o terço superior de um grupo que já é de ponta. “Mas, com a ajuda dos outros colegas técnicos, conseguimos minimizar a possibilidade de erros. E para nós foi muito gratificante pois ver toda essa qualidade em pista é um sinal que o nosso trabalho de orientação está no caminho certo. Ainda mais quando se vê animais jovens, como os potrancos e potrancas, tão bons ou superiores aos animais adultos”, opinou.


O jurado também salientou a diferença da prévia em relação aos julgamentos morfológicos que se dão sobre o comparativo e a ordenação em fila. O que, porém, não impediu uma boa análise, na sua opinião. Neto de Azevedo reforçou as palavras do colega e ainda destacou o alto nível e o equilíbrio em todas as categorias. “Sem falar da quantidade de público que chamou a atenção. Acho que esse é um grande evento que veio para ficar no calendário da ABCCC”, diz.


Além do julgamento da Prévia, a programação do evento ainda conta com a decisão da etapa de Redomão do Doma de Ouro, que teve início as 13h de sábado, dia 23, e encerra no dia seguinte ao meio dia. Nessa prova, a supervisão é do técnico da ABCCC, Luciano Passos, e o julgamento está sob responsabilidade dos ginetes atuais vencedores do Freio de Ouro, Milton Castro e Raul Lima.