Logo -
sombra

Morfologia Passaporte de Jaguarão será repleto de novidades e comemorações

18 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 25 DE MAIO DE 2022 | Redator: Luiz Ricardo Hüttner/ABCCC

Marcado para ocorrer entre os dias 27 e 28 de maio, o Passaporte Morfológico de Jaguarão/RS, além de passaportear exemplares direto para a Final da Morfologia Expointer, contará com novidades exclusivas em alusão aos 40 anos do Freio de Ouro, prova que teve suas origens no município, e aos 90 anos de Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). São esperados mais de 60 animais no julgamento que ficará a cargo de Thiago Schilling de Ávila.

 

Na sexta-feira (27/05), a partir das 19h, irá ao ar a primeira live da websérie "Herança & Memórias", que irá contar um pouco sobre a história da formação e do crescimento das provas de seleção da Raça Crioula: o Freio de Ouro, a Morfologia e a Marcha e Resistência. A série surge com a proposta de contar e reviver estes momentos, reunindo pessoas que ajudaram a construir esse patrimônio histórico não só nas pistas e arquibancadas, mas também aqueles que fomentam a raça fora dos palcos de competição.

 

O Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão/RS (NCCCJ), Daniel Jaeger Gonçalves da Silva, ainda ressalta outras novidades durante este Passaporte, incluindo o lançamento do Projeto do livro de 40 anos do Freio de Ouro e uma estrutura especial para relembrar os primeiros anos de provas funcionais no município. O livro de Tunico Fagundes, que será lançado na Expointer deste ano, "conta a história do Freio de Ouro e muitas das histórias do livro são histórias que aconteceram nos primeiros movimentos funcionais que ocorreram em Jaguarão, que deram origem ao Freio de Ouro", revela o Presidente. 

 

O NCCCJ também promoverá um resgate do Rincão da Égua. "Na época dos movimentos funcionais, tinha o Rincão da Égua, um local de encontro com barracas dos criadores e ali se formou muito das discussões não tão formais, informais de como as coisas iriam evoluir e como iriam se caracterizar as provas. O Núcleo está construindo um caramanchão, um pergolado, para ficar um local que relembre o passado, tem uma placa da época que será colocada no local", afirma Daniel.

 

Por último, o NCCCJ fará uma homenagem a um criador que representará todos aqueles que colaboraram com a Raça e com as provas funcionais desde o começo, sendo escolhido um nome. O Presidente do Núcleo revela que "escolhemos um criador para homenagear, dos criadores que participavam da época, o Sr. Oswaldo Pons, como símbolo dos criadores que participaram e porque ganhou o primeiro Freio de Ouro", uma forma de homenagear os criadores de fora de Jaguarão que também ajudaram. 

 

Programação do evento:

 

Sexta-feira (27/05)

09:00hs - concentração de machos

11:00 as 14:45hs - admissão do Passaporte

15:00hs - Passaporte (Incentivo, Potranco Menor e Maior)

A partir das 18:00hs - Primeira live da série "Herança & Memórias" e Confraternização no Núcleo

 

Sábado (28/05)

08:30hs - Continuidade do Passaporte

12:00hs - Almoço no núcleo

13:30hs - Continuidade do Passaporte

17:30 as 19:30hs - Admissão das paleteadas

18:30hs - Confraternização no Núcleo:

Entrega de Prêmios

Lançamento do Projeto do Livro do Sr Tunico Fagundes

Celebração dos 40 anos do Freio de Ouro

Shows

 

Domingo (29/05)

08:00hs - Início das Paleteadas

12:30hs - Almoço no Núcleo

13:30hs - Continuidade das Paleteadas

18:00hs - Entrega de Prêmios