Logo -
sombra

Pesquisa mapeia a ocorrência da "Febre do Cavalo de Potomac" no Rio Grande do Sul

15 DE OUTUBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 18 DE OUTUBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Com a chegada do calor, as ocorrências da “Febre do Cavalo de Potomac”, conhecida no Rio Grande do Sul como “churrio” ou “curso”, e ainda no meio científico por Ehrlichiose Monocítica Equina (EME), começam a aumentar no Estado do Rio Grande do Sul. Para dar conta deste problema no Estado, a médica veterinária Juliana Garcia da Silva Teixeira, vem pesquisando sobre o tema desde 2012, quando defendeu a dissertação intitulada “Ehrlichiose Monocítica Equina: características biológicas de gastrópodes e trematódeos envolvidos na transmissão de Neorickettsia risticii”, pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas/RS.

 

O tema já foi destaque em nosso site em 2020, quando Juliana detalhou o projeto e explicou a importância do mapeamento da ocorrência ou não da doença nas propriedades de todo o Estado. 

 

>>> Clique aqui para responder a pesquisa 

 

Segundo a pesquisadora, "é uma doença muito mais comum do que as pessoas imaginam" e questiona "quem nunca teve cavalos com diarreia na propriedade e até mortes sem um devido esclarecimento?", por isso é importante a resposta dos criadores (tanto de quem teve casos ou não em sua criação), para que se possa delimitar a área de casos suspeitos e fazer coletas no ambiente. Por fim, Juliana lembra que a participação na pesquisa pode ajudar a salvar vidas.