Logo -
sombra

Série Avante: Isabela Prestes Tizão e o amor pelos cavalos traduzido em potencial

06 DE NOVEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 06 DE NOVEMBRO DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

O Setor de Comunicação da ABCCC apresenta Avante!, uma série especial que mostra os novos objetivos dos campeões das diferentes categorias do Rédeas de Ouro 2018, com foco na preparação para a nova edição que se avizinha em Campina Grande do Sul/PR, de 9 a 14 de dezembro.

Natural de União da Vitória/PR, a pequena cavaleira já dedicou metade de sua vida ao cavalo. Com apenas 8 anos de idade, Isabela Prestes Tizão é o futuro espelhado no presente. Uma promessa que se tornou realidade com conquistas importantes, como o primeiro lugar na categoria Iniciante Amador, no Rédeas de Ouro 2018 em Campina Grande do Sul/PR, montando Alegrete do Sapezal. Com o amor pelo cavalo a cada percurso na pista, atingiu 205,50 - empatando na liderança com Higor Bernardo Machado, que montou Vichadero da Quinta.

As explicações para tanto potencial moram no amor de Isabela pelo cavalo, cuja dedicação é testemunhada há quase quatro anos pelo treinador Raphael Hirsch Bohrer. “A relação dela com os animais é fantástica. Ela adora passar os dias aqui e às vezes vem apenas para cuidar dos cavalos dela. Até a cocheira quer limpar”, relatou. Formado em educação física, Raphael conheceu a rédeas há quatro anos e decidiu ser treinador.

A Isabela é sua aluna na escola de equitação desde então. Sua experiência como professor de atletas, inclusive de times de basquete, são diferenciais no dia a dia. “A Isabela desde o início mostrou um talento incrível para qualquer esporte. Ela treina com concentração e dedicação impressionantes e não tem medo algum das competições. Com essas qualidades fica fácil treinar uma atleta”, elogiou.

Os treinamentos iniciais foram mais lúdicos, cuja metodologia privilegiou ensinamentos em relação ao equilíbrio no volteio antes de ir a uma modalidade específica. “De um ano e meio pra cá, ela resolveu começar a competir. Então a gente tem um projeto com ela: treina três vezes por semana. Hoje em dia a aula é mais séria, técnica, como de qualquer adulto que compete na rédeas, mas sem pressão alguma”, salientou Raphael.

O futuro é agora
Objetivos foram definidos com cuidado para não fragmentar o amor primordial pelo cavalo e pela diversão. Após o terceiro lugar no Campeonato Nacional Jovem 10 da ANCR neste ano, o treinador garante que vencer essa categoria em 2020 é uma das principais metas. A outra é repetir o feito alcançado no Rédeas de Ouro em 2018: o primeiro lugar na categoria Iniciante Amador. Ambos os resultados foram alcançados com Alegrete do Sapezal.

No Rédeas de Ouro 2019, portanto, Isabela vai participar de três categorias (Amador nível 1, Iniciante e Jovem 10), com os cavalos Alegrete do Sapezal e Sol de Maio do Trinta e Oito. “Estamos muito confiantes”, afirmou o treinador Raphael, afinal “os treinos estão indo muito bem, os cavalos estão bem, e vamos brigar pelo bicampeonato da categoria iniciante”, finalizou.


A Top Baias, a Cabanha Estância da Quinta e a Cabanha Mapuche são patrocinadoras do Rédeas de Ouro 2019