Logo -
sombra

Série Avante: Roberto Jou e a perseguição a mais histórias

09 DE OUTUBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 09 DE OUTUBRO DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

O Setor de Comunicação da ABCCC apresenta Avante!, uma série especial que mostra os novos objetivos dos campeões das diferentes categorias do Rédeas de Ouro 2018, com foco na preparação para a nova edição que se avizinha em Campina Grande do Sul/PR, de 9 a 14 de dezembro.

Se a vida for interpretada como um livro em branco que é escrito com o passar dos tempos, o cavaleiro Roberto Jou tem nos capítulos mais recentes algumas das histórias mais marcantes envolvendo rédeas e a raça Crioula. Entre uma página e outra é possível rememorar a inédita classificação de Alma de Gato ao NRHA Futurity, o desempenho de F5 Licurgo Tapajós nos Jogos Equestres Mundiais ou ainda a performance de Estupendo Marca dos Santos no Rédeas de Ouro 2018.

Apesar de não se considerar assim, Jou é um dos personagens principais do livro que conta a expansão do Cavalo Crioulo. “Me considero parte desse crescimento porque isso vem de longa data, de vários outros profissionais, treinadores e criadores, então faço parte e não me considero como principal”, avalia. Para o cavaleiro, sua força motriz está justamente em construir histórias. “Eu tenho essa paixão pelo esporte, pelas notas altas, o que estou indo atrás é em notas acima de 75, sólidas, e o Cavalo Crioulo tem essa capacidade”, aponta.

Rédeas de Ouro 2018: a maior nota do ciclo
Sob a cobertura do Parque de Eventos de Campina Grande do Sul/PR durante o Rédeas de Ouro 2018, Roberto Jou com Estupendo Marca dos Santos alcançou a expressiva nota de 226,50. Além da nota em si, destacou-se perante o público o fato de Estupendo ser filho de F5 Licurgo Tapajós, o Loiro, um dos maiores expoentes atuais da raça Crioula na modalidade.

A “maior arena coberta da América Latina”, como é conhecida, também serviu para abrigar a maior nota de rédeas no ciclo 2018. “O Estupendo com essa nota grande no Rédeas de Ouro também foi muito bom, um grande aprendizado para mim. Sempre quando tu pega o Cavalo Crioulo e vai competir entre os melhores nos EUA, indo bem ou não, o maior ganho de tudo isso é o aprendizado que se tem e mostrar a outras pessoas, que muitas vezes nem conhecem a raça, que o cavalo é competitivo e serve muito bem para o esporte de rédeas”, afirma Jou.

Como um livro ainda em produção, com novos parágrafos e capítulos, Roberto Jou e Estupendo Marca dos Santos novamente participarão do Rédeas de Ouro. “A gente não poderia ficar fora dessa prova, que é uma das maiores provas de rédeas do Brasil e que vem crescendo a cada ano, cada vez mais. Então está todo mundo se preparando, tem vários cavalos bons sendo treinados”. Além de Estupendo, que disputará o Nacional Aberto, Jou levará mais quatro animais - um para o Potro do Futuro e outros três para Snaffle Bit.

A Top Baias, a Cabanha Estância da Quinta e a Cabanha Mapuche são patrocinadoras do Rédeas de Ouro 2019

Notícias Relacionadas